ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  12    CAMPO GRANDE 23º

Veículos

BMW Motorrad apresenta nova BMW R 1300 R

Por Márcio Martins | 12/04/2025 09:40
BMW Motorrad apresenta nova BMW R 1300 R


O objetivo por trás do desenvolvimento da nova BMW R 1300 R foi promover uma evolução visual e técnica do modelo com motor boxer. Além do design mais agressivo e esportivo, recursos como a versão Performance – que inclui suspensão esportiva, manetes curtos, pedaleiras usinadas e ajustáveis, DTC-Shift, duas bolhas adicionais esportivas, assento esportivo, spoiler de motor e pneus esportivos

BMW Motorrad apresenta nova BMW R 1300 R


A versão básica da BMW R 1300 R é oferecida na cor Snapper Rocks metálica, com variantes adicionais como a Exclusive na cor Racing Blue metálica, a esportiva Performance na cor Lightwhite uni e a premium Option 719 Kilauea na cor Blackstorm metálica.

Os engenheiros da BMW Motorrad buscaram tornar a nova BMW R 1300 R significativamente mais dinâmica e esportiva do que sua antecessora – um objetivo que a nova roadster dinâmica com motor boxer atinge não apenas em design, motor e chassi: a ergonomia também foi priorizada, com foco em proporcionar uma posição de pilotagem mais esportiva e ativa.

BMW Motorrad apresenta nova BMW R 1300 R

Assim, o triângulo ergonômico formado pelo guidão, pedaleiras e assento foi projetado para posicionar o piloto visivelmente mais à frente sobre a roda dianteira, graças às pedaleiras ligeiramente recuadas e ao guidão mais plano. Isso resulta em um melhor feedback da dianteira, especialmente durante a pilotagem esportiva, e maior controle. Ao mesmo tempo, a posição de pilotagem esportiva ainda permite viagens e passeios relaxados, inclusive com garupa. O guidão Comfort também está disponível como opcional.

Há anos, as roadsters da BMW com motor boxer desfrutam de excelente reputação entre o público feminino e pilotos que estão retornando às motos, graças à sua boa acessibilidade e altura de assento reduzida. Por isso, o desenvolvimento da nova R 1300 R manteve o foco em atingir uma altura de assento bem inferior a 790 mm. Além do banco padrão, vários outros estão disponíveis como itens individuais de equipamento opcional de fábrica.

Para viagens e passeios, a nova BMW R 1300 R pode ser equipada com um sistema de malas recém-desenvolvido e suportes originais BMW Motorrad, ou com preparação para bagagem como item opcional de fábrica. As malas têm capacidade de 26 e 29 litros, respectivamente. Ambas são eletrificadas e podem ser destravadas com o sistema de travamento central. Também contam com iluminação interna, e a mala esquerda inclui uma porta de carregamento USB-C. A bolsa de tanque também é nova. Pela primeira vez, ela é totalmente sem tiras e se fixa à moto por meio de um anel no tanque.

O motor boxer da nova BMW R 1300 R tem exatamente 1.300 cc, com uma relação entre diâmetro e curso de 106,5 x 73 mm (antecessor: 102,5 x 76 mm). Esse aumento vem do diâmetro de cilindro ampliado e de um novo virabrequim com curso reduzido. Ele entrega 107 kW (145 cv) (antecessor: 100 kW/136 cv) a 7.750 rpm e desenvolve torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm (antecessor: 143 Nm a 6.250 rpm), sendo o motor boxer mais potente já produzido em série pela BMW. O regime máximo do motor é de 9.000 rpm.

BMW Motorrad apresenta nova BMW R 1300 R


Na versão padrão, a nova R 1300 R oferece três modos de pilotagem para adaptação ao estilo do piloto. Os modos “Rain” e “Road” permitem ajustar o comportamento da moto às diferentes condições de estrada. O modo “Eco” permite utilizar a inovadora tecnologia ShiftCam da BMW de forma que se obtenha a máxima autonomia com um único tanque de combustível. Como opcional de fábrica, pode-se incluir os “Riding Modes Pro”, que acrescentam os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”. Com a pré-seleção de modo, o piloto pode usar um botão dedicado para alternar entre os modos configurados de maneira personalizada e prática durante a pilotagem.

O controle de torque de arrasto do motor (MSR) já vem de série. Ele evita de forma segura situações instáveis que podem ocorrer ao desacelerar ou reduzir marchas devido ao deslizamento excessivo da roda traseira. Nesses casos, o MSR abre instantaneamente as válvulas do acelerador para equilibrar o torque e estabilizar a motocicleta.

Com o ASA, a BMW Motorrad oferece uma solução técnica inovadora para tornar a pilotagem mais fácil e confortável. Seguindo o lema “Simplify your Ride”, a operação automatizada da embreagem e a troca de marchas colocam a experiência de pilotagem ainda mais em destaque – sem sacrificar a dinâmica do processo de troca.

BMW Motorrad apresenta nova BMW R 1300 R


O chassi da nova BMW R 1300 R foi totalmente redesenhado. Seu centro é uma nova estrutura principal em aço estampado, que além de otimizar significativamente o espaço de instalação para um design mais compacto, também oferece maior rigidez em relação ao modelo anterior. O subquadro traseiro também foi completamente refeito, substituindo a antiga estrutura tubular de aço por uma nova estrutura em alumínio fundido sob pressão.

Combinado ao conjunto motriz agora muito mais compacto, o novo design do chassi resultou em uma concentração significativa de massas em direção ao centro de gravidade, refletindo-se em grandes benefícios na dirigibilidade. Ao mesmo tempo, a nova R 1300 R é ainda mais precisa e estável nas frenagens, exige menos esforço para condução e oferece resposta ainda mais precisa da suspensão.

Na nova BMW R 1300 R, a roda dianteira é guiada por uma nova suspensão telescópica invertida com tubo interno de 47 mm de diâmetro. A traseira também foi redesenhada, com destaque para o Evo Paralever II, que possui uma conexão mais rígida ao quadro e eixo de liberação rápida contínuo no braço oscilante.

BMW Motorrad apresenta nova BMW R 1300 R

A nova R 1300 R também conta com novas rodas fundidas de alumínio de 17 polegadas com design de raios ocos. No total, elas são mais de 1,4 kg mais leves que as rodas anteriores. A redução nas massas rotacionais melhora tanto a aceleração quanto a resposta de frenagem e as qualidades de manobrabilidade.

Com o ajuste dinâmico de amortecimento e da pré-carga da mola traseira, o sistema eletrônico Dynamic ESA já oferece alto nível de segurança e prazer ao pilotar em diferentes terrenos.

O novo DSA vai além, combinando o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com ajuste correspondente da taxa da mola (“dureza da mola”), de acordo com o modo de pilotagem, condições da estrada e manobras. Isso faz da R 1300 R a primeira moto de série com garfo invertido e taxa de mola ajustável. A compensação de carga é feita automaticamente pela pré-carga da mola. Com o DSA, o piloto se beneficia de uma condução mais refinada e maior liberdade de inclinação.

A R 1300 R vem equipada de fábrica com freios dianteiros duplos com pinças fixas de quatro pistões montadas radialmente e freio traseiro com pinça flutuante de dois pistões, em conjunto com o sistema BMW Motorrad Integral ABS Pro. A moto também pode receber um sistema de freios esportivo como opcional de fábrica, que, além da aparência mais agressiva com pinças na cor titânio, oferece ligeira melhora na performance de frenagem.

A BMW Motorrad é considerada pioneira em segurança no motociclismo e inovações relacionadas. A nova R 1300 R vem com um farol de LED totalmente novo em formato octogonal dinâmico, com uma assinatura luminosa marcante.

Com o opcional Headlight Pro, o facho baixo do farol é otimizado para curvas de acordo com o ângulo de inclinação, ativando elementos de LED adicionais. Assim, a curva é quase completamente iluminada, pois a luz acompanha o movimento da moto. Com a otimização do padrão de iluminação, o facho baixo garante um campo de visão mais amplo e homogêneo.

A nova BMW R 1300 R pode ser equipada com o Riding Assistant para uma experiência de pilotagem ainda mais segura e confortável. O pacote inclui o Controle de Cruzeiro Ativo (ACC) e o Alerta de Colisão Frontal (FCW).

Esse opcional de fábrica permite encaixe rápido e seguro de um dispositivo de navegação ou smartphone via suporte. Pela primeira vez, o suporte não requer chave – ele destrava eletronicamente, oferecendo o máximo em praticidade.


Nos siga no Google Notícias