Fiat lança Bravo 2016 com visual renovado
Além das alterações por fora o carro ganhou novos equipamentos
A Fiat lançou nesta quarta-feira (04), o Bravo reestilizado. O modelo foi mostrado pela primeira vez durante Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro passado. A gama manteve as versões Essence, Sporting e T-Jet, além da nova Blackmotion, o hatch “pulou” um ano de vida e chega às concessionárias na “linha 2016”.
O hatch chega sem grandes ousadias, ganhou discretas atualizações no visual e um novo pacote de equipamentos. Por fora, o carro recebeu para-choques redesenhados e nova grade. Na parte traseira ficou mais limpa, graças ao deslocamento do nome do modelo para o centro do bagageiro e a exclusão das informações de versões e motor. As lanternas, por sua vez, ganharam uma moldura preta, e o spoiler traseiro foi integrado à todas as versões.
No interior, novos materiais de melhor qualidade e novas texturas, com nova iluminação branca presente nos comandos internos e nova grafia no quadro de instrumentos.
Chamada pela Fiat de "versão especial", a Blackmotion tem itens exclusivos como acabamento na cor preta com bancos de couro, rodas de 17 polegadas, faróis com máscara negra, saias laterais, ponteira de escapamento cromadas e faixas laterais. A suspensão recebeu acerto esportivo, que a deixou mais firme.
O T-Jet conta também com sensor de estacionamento e assistente de partida em rampa. Mais completa, porém com motor 1.8, a Série Blackmotion vem com ar-condicionado digital e navegação por GPS, que é opcional para as demais versões, assim como a câmera de ré.
De série o carro conta com direção com assistência elétrica, volante multifuncional com revestimento de couro, computador de bordo, ar-condicionado, saias laterais e pequeno spoiler de teto, rodas de 16 polegadas diamantadas, faróis de neblina com função de luz de curva, saída de ar para o banco traseiro, além de airbags duplos e freios com antitravamento ABS. A partir de agora, sistema multimídia com a "grife" UConnect, que a Fiat herda da Chrysler (já usada em modelos importados como Freemont e 500), também faz parte do pacote, substituindo o antigo (inclusive o Blue&Me da Microsoft).
A parte mecânica nada mudou, as versões Essence, Sporting e Blackmotion usam o 1.8 16V flexível de até 132 cv com etanol, com câmbio manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic, enquanto a esportiva T-Jet tem propulsor 1.4 a gasolina com 152 cv (5.500 rpm) e torque de 21,1 kgfm (de 2.250 a 4.500 giros), que pode ser momentaneamente elevado a 23 kgfm (por volta de 3.000 rpm) com o botão Overboost. Neste caso, o câmbio é sempre o manual de seis marchas.
Em relação a linha 2014, disponível no site da marca até esta terça, todas as versões encareceram. A Essence, que custava R$ 58.349, ficou R$ 3.641 mais cara. A Sporting, que antes saía por R$ 63.931, encareceu R$ 4.059. A T-Jet também subiu, R$ 3.770. Ela custava R$ 74.720. De acordo com a Fiat, o Bravo está mais caro porque ganhou equipamentos.
Confira abaixo os preços da linha 2016 do Fiat Bravo:
Bravo Essence 1.8: R$ 61.990
Bravo Sporting 1.8: R$ 67.990
Bravo Blackmotion 1.8: R$ 68.990
Bravo T-Jet 1.4 turbo: R$ 78.490