Jipinho chinês Lifan X60 é lançado no Brasil
Chega ao Brasil mais um Chinês, dessa vez é o Lifan X60 que vem para brigar num seguimento bem concorrido, que é o dos utilitários esportivos urbanos, tem como principais concorrentes o Renault Duster, Ford EcoSport e até o Hyundai Tucson. Seu conterrâneo Chery Tiggo, primeiro jipinho urbano chinês lançado no Brasil (o X60 é o segundo), também está desafiado. A marca estima emplacar 400 carros por mês. Segundo a marca, ele custa a partir de 52.777.
O carro está disponível em versão única e traz boa lista de equipamentos de série como: airbags frontais, freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força de frenagem), direção hidráulica, ar-condicionado, retrovisores elétricos, luzes de neblina dianteiras e traseiras, regulagem de altura dos faróis, rodas de alumínio de 16 polegadas, rack de teto, sistema multimídia (DVD, navegação por GPS, CD, rádio AM/FM, entrada USB) com tela touchscreen e comandos no volante, câmera e sensor de ré, revestimento da cabine em couro e abertura interna de porta-malas e tampa do tanque de combustível, entre outros itens.
Na parte mecânica, vem equipado com motor 1.8 16V de 128 cv com torque máximo de 16,8 kgfm a 4.200 rpm, o carro não tem câmbio automático nem como opcional, apenas o manual de cinco velocidades esta disponível.
No interior, tem bom espaço, medindo 4,33 metros de comprimento, 1,69 m de altura, 1,79 m de largura e 2,60 m de entre-eixos.
Ele será fabricado na planta de San José no Uruguay, em forma de CKD (montagem local de kits importados), com intenção de ganhar benefícios nos mercados do Brasil e Argentina. A marca promete assumir a bronca e pretende dar assistência aos carros da fase anterior que tiveram problemas que foram produzidos com a antiga parceria com a chinesa Effa.
A Lifan pretente investir até final de 2014 cerca de US$ 100 milhões na planta uruguaia, atingindo capacidade produtiva de 40 mil carros por ano, em dois turnos de trabalho. Além do X60, devem ser fabricados também um sedã médio e uma picape. A marca afirma que tem intensão de erguer uma fábrica no Brasil dependendo dos termos do regime automotivo Inovar-Auto.
Confira a galeria de imagens: