ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Refúgio perfeito para um réveillon tranquilo na natureza

Por Paulo Nonato de Souza | 08/11/2024 08:33
Placa indicando os caminhos já na região do fim do mundo, são 2.772 km desde Santiago do Chile até Puerto Natales (Fotao: Reprodução)
Placa indicando os caminhos já na região do fim do mundo, são 2.772 km desde Santiago do Chile até Puerto Natales (Fotao: Reprodução)

A virada de ano está chegando! Estamos a pouco mais de um mês para a despedida de 2024. Então, que tal passar o fim do ano no fim do mundo? Não se assuste, porque neste caso trata-se de Puerto Natales, sul do Chile, uma pequena cidade portuária, às margens do canal Señoret, porta de entrada para o Parque Nacional Torres del Paine e ponto de parada para os barcos que percorrem os fiordes da Patagônia.

O Parque Nacional Torres del Paine é uma importante referencia da exuberante natureza chilena. Puerto Natales e o parque ficam a 110 km de distância. Durante todo ano, agências realizam passeios de carro por lá, parando em pontos estratégicos para encantar os visitantes. Portanto, se for em dezembro para curtir a virada de ano ou em janeiro,   vale se programar para um trekking pelo parque.

De Puerto Natales, os ônibus partem diariamente até Torres del Paine das 7h30 às 14h30 (nos meses mais frios, entre abril e outubro, as saídas acontecem apenas pela manhã), em um trajeto que dura cerca de duas horas. Quem busca uma experiência completa, pode optar por um dos dois super circuitos de Torres del Paine, o ‘O’ e o ‘W’. Enquanto o ‘O’ conta com cerca de 120 km e é percorrível entre oito e dez dias, o ‘W’ dura entre quatro e cinco dias, em um percurso de 70 km que passa pelas principais atrações do parque. Para ambos, é preciso reservar acomodações dentro de Torres del Paine com alguma antecedência, já que os lugares disponíveis costumam lotar.

Próximo da entrada do Parque Nacional Torres del Paine, a Laguna Amarga é um belo cartão de visita da Patagonia (Foto: Reprodução)
Próximo da entrada do Parque Nacional Torres del Paine, a Laguna Amarga é um belo cartão de visita da Patagonia (Foto: Reprodução)

O trekking até a base de Torres del Paine é um passeio diurno. A aventura começa na reserva Cerro Paine, no centro de boas-vindas. Importante notar que apesar de longa, a trilha não é super complexa – são 10 km para ir e outros 10 km para voltar. A primeira subida, já nos primeiros metros, é a mais difícil de encarar, então o segredo é não se assustar no início, já que dali para frente tudo irá melhorar – a paisagem vai compensar, pode confiar. Há uma parada, mais ou menos, no meio do trajeto (em geral, importante para tomar fôlego e descansar um pouco) para o trecho final, rumo à base do gigantesco maciço patagônico, verá uma das paisagens mais lindas de todo o mundo.

Outro programa imperdível é navegar até o Glaciar Grey, gigantesca massa de gelo que integra os Campos de Gelo Sul. Vale torcer para pegar um dia nublado quando passear por ali, já que esses são os melhores para admirar o gelo, quando os tons de azul que o glaciar reflete ficam ainda mais intensos. As dicas são do site VamosLatam. Se ficou animado, a Latam tem opções de voos a partir de Campo Grande para Santiago do Chile com conexões no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e no Aeroporto Arturo Merino Benitez, em Santiago, antes de chegar ao Aeroporto Tenente Julio Gallardo, em Puerto Natales

Aeroporto Tenente Julio Gallardo, em Puerto Natales, com vista para a Cordilheiras dos Andes (Foto: Reprodução)
Aeroporto Tenente Julio Gallardo, em Puerto Natales, com vista para a Cordilheiras dos Andes (Foto: Reprodução)

OUTROS MEIOS PARA CHEGAR EM PUERTO NATALES – São 2.772 km desde Santiago. Se você estiver em Santiago pode pegar um ônibus ou alugar um veículo até Puerto Montt e depois fazer conexão aérea com Puerto Natales. Outra alternativa é sair da cidade argentina de El Calafate e viajar de ônibus ou veículo alugado até Puerto Natales, cruzando a fronteira no passo Don Guillermo (Cerro Castillo).

Nos siga no Google Notícias