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Veículos

O pesado mais econômico do mundo

Criado em parceria entre Cummins e Peterbilt, faz 4,54 km/l

Automotive Business | 25/02/2014 14:56
“SuperTruck” foi apresentado ao presidente dos EUA, Barack Obama, como promessa de desempenho para os próximos veículos pesados
“SuperTruck” foi apresentado ao presidente dos EUA, Barack Obama, como promessa de desempenho para os próximos veículos pesados

Diante de política de redução do consumo de combustível nos Estados Unidos, as americanas Cummins e Peterbilt, fabricantes de motores diesel e de caminhões, respectivamente, desenvolveram o “SuperTruck”, hoje o caminhão pesado mais econômico do mundo, capaz de rodar até 10,7 mpg, o equivalente a 4,54 km com um litro de diesel.

O caminhão Peterbilt (uma das marcas do grupo Paccar) escolhido para os testes foi o cavalo mecânico pesado 579, equipado com um motor Cummins ISX15 desenvolvido com várias melhorias. A marca de consumo sem precedentes em veículos desse foi alcançada durante testes no fim de dezembro entre as cidades de Denton e Vernon, no Texas. O caminhão, lastreado com 29 toneladas, a uma velocidade média de pouco mais de 100 km/h, percorreu cerca de 500 km, exatamente a mesma distância que havia feito há dois anos, mas então com média de 2,3 km/l.

O projeto é fruto de iniciativa público-privada para estimular a inovação na indústria norte-americana de veículos comerciais, com apoio de agências do governo, laboratórios e universidades, além do Departamento de Energia dos EUA (DOE). Em quatro anos, foram investidos US$ 38,8 milhões no programa, que deve chegar ao fim este ano.

Bons resultados foram conquistados desde 2009, quando tudo começou. De acordo com os cálculos das empresas, as melhorias realizadas no SuperTruck desde então permitiram atingir ganho de 75% de economia de combustível, além de redução de 43% nas emissões de gases de efeito estufa. Na prática, o resultado representa economia com combustível de US$ 27 mil por ano.

Em comunicado, a Cummins explica que o motor ISX15 converte o calor do escape em potência entregue ao virabrequim. Além disso, o sistema de powertrain é controlado eletronicamente para maximizar o uso do combustível. No início do projeto, os idealizadores acreditam que seria impossível chegar aos 4,54 km/l. No entanto, com os avanços no motor e também na aerodinâmica do caminhão, que é mais leve do que os convencionais, foi possível atingir a meta.

A Eaton também participou do projeto e está desenvolvendo uma transmissão automatizada que aumenta a eficiência de combustível em caminhões pesados, o que pode ajudar a melhorar ainda mais o resultado.

“O SuperTruck demonstra claramente as tecnologias que podem proporcionar melhorias significativas de eficiência de combustível nas próximas décadas. Continuaremos a desenvolver atributos de custo e desempenho para tornar esses veículos fortes sucessos comerciais”, conclui Wayne Eckerle, vice-presidente de pesquisa e tecnologia da Cummins.

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