Salão do Automóvel de São Paulo abre suas portas ao público a partir de hoje
Confira um resumo dos principais lançamentos do evento
O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo abre para o público entre os dias 10 e 20 de novembro. Veja abaixo os horários de visitação.
8 e 9/11 - Apresentação exclusiva à imprensa e convidados.
10/11 - 14h às 22h (entrada até às 21h)
11/11 a 19/11 - 13h às 22h (entrada até às 21h)
20/11 - 11h às 19h (entrada até às 17h)
Após 46 anos no pavilhão do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, a feira acontece pela 1ª vez no São Paulo Expo, na Zona Sul.
O ESPAÇO: O São Paulo Expo fica no início (km 1,5) da Rodovia dos Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo. O antigo Centro de Exposições Imigrantes foi reformado e ficou com uma área de 90 mil m² de pavilhão com ar-condicionado e 20 mil m² de área externa, onde haverá um espaço para test-drive - Chevrolet, Land Rover, Peugeot, Nissan e Volkswagen terão carros à disposição dos visitantes.
METRÔ: A partir da estação Jabaquara do Metrô (Linha Azul), onde também há um terminal rodoviário, haverá ônibus gratuitos para o salão. A distância até o local do evento é de 850 metros.
Aos sábados, domingos e no feriado prolongado de 15 de Novembro haverá transporte grátis saindo também da estação Santos-Imigrantes (Linha Verde). Os ônibus começarão a circular uma hora antes da abertura do salão até uma hora após o fechamento do evento.
PREÇOS
Primeiro dia (10/11) - R$ 40 (meia-entrada: R$ 20)
Outros dias da semana - R$ 70 (meia-entrada: R$ 35)
Fim de semana, feriado e segunda-feira (14/11) - R$ 95 (meia-entrada: R$ 47,50)
Último dia (20/11) - R$ 70 (meia-entrada: R$ 35)
Ao 32 marcas foram confirmadas e 120 expositores em sua 29ª edição. Os 750 mil visitantes esperados terão a chance de conhecer lançamentos, tecnologias de mobilidade urbana e modelos admirados em todo o mundo pelo design, potência, luxo e inovações nas quatro rodas. Além da exposição das máquinas, no entanto, quem for ao Salão vai poder aproveitar também 1200 horas de atividades.
O Salão do Automóvel 2016 vai oferece também número inédito de opções de test drive para os visitantes, que poderão não apenas conhecer, mas de fato experimentar veículos de marcas como Chevrolet, Land Rover, Peugeot, Citroën Volkswagen e Nissan, em um espaço de 20 mil m², com 35 modelos, em um total de 80 a 100 veículos. Trata-se de mais do que o dobro do oferecido em 2014. Além disso, no Espaço dos Sonhos, os mais desejados veículos do mundo devem chamar atenção dos visitantes, reunindo marcas como Maserati, Ferrari, Lamborghini, Tesla, Lexus e as motocicletas Ducati.
Confira abaixo um resumo de algumas das novidades expostas durante o evento.
Hyundai New Tucson
A coreana Hyundai apresentou o New Tucson, o modelo chega às lojas já fabricado no Brasil e vai dividir espaço com a versão anterior. O modelo chega equipado com o motor 1.6 Turbo de 177 cv com injeção direta, com câmbio de dupla embreagem e sete marchas. Destaque são os 27 kgfm de torque entre 1.500 a 4.500 rpm.
Disponível em três versões, ele terá preço inicial de R$ 138.900.
Ford Ka Trail
O tão aguardado novo Ecosport não apareceu, porém a principal atração da Ford foi o Ka com roupagem aventureira, a marca apresentou no seu estande a versão Trail do hatch compacto. O modelo recebeu suspensão elevada, pneus de uso misto, coberturas plásticas das caixas de roda e rack de teto, além de uma espécie de “peito de aço” sob o para-choque dianteiro. Para completar o visual, o carro ganhou rodas aro 15″ e retrovisores escurecidos e adesivos na lateral e na traseira com o logotipo Trail.
Land Rover Discovery
Com o título de “melhor SUV familiar do mundo”, a Land Rover mostrou a nova geração do Discovery que recebeu novo visual e ficou 480 kg mais leve.
Internamente o Discovery vem com novo acabamento e mais conectividade, com central multimídia de 10″, compartilhamento de internet via WiFi e sistema AllTerrain, já conhecido da marca com suas diversas funções para transpor obstáculos off-road. Na parte mecânica vem equipado com motores turbodiesel V6 de 254 cv da e também o V6 3.0 a gasolina de 340 cv, acoplados ao câmbio automático de oito marchas.
Hyundai Creta
Com a mira apontada para o segmento mais aquecido do mercado, a Hyundai apresentou durante o evento o SUV compacto Creta. O modelo chega para brigar diretamente com Honda HRV, Jeep Renegade e o recém chegado Nissan Kicks entre outros.
O Creta será vendido por aqui equipado com o motor 1.6 de 130 cv e 16,5 kgfm (câmbio manual ou automático de seis marchas) e 2.0 de 166 cv e 20,5 kgfm (apenas com câmbio automático). Em todas as versões virá com o sistema start-stop e tração dianteira.
O modelo serão único do segmento a oferecer os faróis que viram nas curvas e banco do motorista com ventilação, além disso o carro vem equipado com até seis airbags, controle de estabilidade, fixação Isofix, ar digital com saída exclusiva para os passageiros de trás e central multimídia com conexão Apple Car Play e Android Auto.
Picape Hyundai Creta STC
Além do SUV a Hyundai também mostrou no seu estante a picape Creta STC (de Sport Truck Concept, ou conceito de picape esportiva). A marca não divulgou mais detalhes de motor e câmbio. No visual tem rodas de aro 21″, com pneus Pirelli Scorpion Zero 295/40 R21.
Se entrar mesmo em produção a picape vai brigar diretamente com a Fiat Toro e Renault Duster Oroch.
Renault Captur
Outro SUV que fez sua estréia durante o salão do automóvel é o Captur. O modelo chega posicionado acima do Duster em dimensões, equipamentos e é claro em preço.
O Captur será vendido com opções de motores1.6 de 120 cv, com câmbio manual ou automático CVT, e o 2.0 (o mesmo do Duster e Fluence) com câmbio automático nas versões topo de linha.
O modelo vem com controles de tração e estabilidade, partida e abertura de portas via cartão (como o Fluence), assistente de partida em rampa, airbags frontais e laterais, e retrovisores com rebatimento elétrico.
Segundo a marca, as pré-vendas começam no dia 10 pelo site, mas a chegada às lojas será somente em fevereiro de 2017.
Nissan Frontier
Outro segmento agitado com diversos lançamentos é o das picapes médias, agora chegou a vez da Nissan mostrar suas armas. A nova Frontier chega com visual totalmente renovada, mais tecnologia e mais cara.
Embaixo do capô vem o propulsor 2.3 turbodiesel de 190 cv de potência e 45,9 kgfm de torque e câmbio automático de sete velocidades, em conjunto com a tração integral.
Os preços serão entre R$ 180 mil e R$ 200 mil.
Honda WR-V
Segundo a marca sigla WR-V tem sua origem na expressão Winsome Runabout Vehicle, onde “Winsome” significa alegre, agradável e atraente em inglês.
O modelo é considerado um “mini-crossover” é ainda menor que o HR-V e chega para concorrer com com as versões mais baratas de Ford EcoSport e Renault Duster, entre outros. Apesar de não confirmado o modelo vai receber o motor 1.5 Flex de 116 cv do Fit, com câmbio manual de cinco marchas ou CVT. As vendas começam somente em 2017.
Toyota C-HR conceito
Apesar de não confirmada a venda no Brasil o conceito foi apresentado no salão pois a marca tem interesse em vender o modelo aqui. Na versão de produção, o C-HR mede 4,36 metros de comprimento sendo ligeiramente maior que seu principal rival, o HR-V (4,29 metros). A plataforma é a mesma usada pelo Corolla. Na Europa ele já foi apresentado e nos Estados Unidos está previsto para esse mês.
Fiat Mobi 1.0 de 3 cilindros
Inicialmente previsto para 2017 a Fiat resolveu apresentar de vez a o pequeno Mobi equipado com motor tricilíndrico com possibilidade de câmbio Duallogic automatizado. O novo motor rende 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque.
Segundo a marca o subcompacto será o 1.0 mais econômico do país, com 13,6 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada, com gasolina, e 9,3 km/l e 10,9 km/l respectivamente com etanol. As vendas estão previstas para a segunda quinzena de novembro.
Chevrolet Cruze Sport6
A versão hatch do Cruze fez a sua primeira aparição durante o salão. Apesar de menor que a versão anterior o modelo que tem novo visual chega muito mais recheado de equipamentos, itens tecnológicos e mais espaço interno. O modelo recebeu o mesmo conjunto mecânico do sedã, o 1.4 turbo flex com injeção direta de 150/153 cv e 24,5 kgfm de torque acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Porém ficou devendo as borboletas para troca de marchas no volante.
Novo Tracker 2017
Com a concorrência se mexendo e ganhando novos integrantes a todo momento no segmento dos SUVs. A Chevrolet lança no novo Tracker que ganhou visual renovado, seguindo a nova identidade visual da marca que o deixou bem mais atraente. No interior também recebeu mudanças com acabamento mais refinado e também recebeu novos itens de tecnologia e segurança. Os preços não foram divulgados, mas deve partir de R$ 90 mil. A previsão é que as vendas comecem no final deste mês.
Além disso a marca mostrou o compacto elétrico Bolt e quatro conceitos: S10 Xtreme, S10 Trailboss, Cobalt Midnight e Montana Activ X.
BMW X2
O crossover esportivo X2 foi apresentado pela BMW ainda como conceito, além do tamanho curto, o modelo chama atenção pelo caimento do teto mais baixo, faróis com desenho invocado e características de hatch porte médio. Os motores que equipam o modelo serão o a diesel e gasolina vindo do X1 além do 2.0 Turboflex. Segundo a marca ele está confirmado para o mercado brasileiro para o ano de 2018.
SUZUKI Jimny Canvas e S-Cross
Jimny Canvas é um carro-conceito que a Suzuki lança no Salão do Automóvel de 2016. Com o veículo, a Suzuki quer mostrar como viajar e encarar trilhas pode ser uma experiência ao mesmo tempo esportiva e sofisticada. Para o dia a dia, a proposta da Suzuki é economia. A marca também aproveitou o evento para mostrar o novo S-Cross com motor 1.4L turbo, sistema start-sto, que desliga o carro quando parado nos semáforos.
PORSCHE
Pela primeira vez a Porsche participa do Salão com representação oficial no Brasil. A marca mostrou a nova geração do cupê de quatro portas Panamera. Para alegria dos fãs a versão menos potente tem “apenas” 440 cv em seu motor V6 turbo. Ainda há um V8 turbo, na versão S, de 550 cv. Esta é a versão que deve ser vendida no Brasil.
Assim, a gama é mais uma da Porsche a abandonar os motores aspirados, e aderir à "onda" dos turbos. A linha 911 já tinha passado por essa mudança. A marca inovou ao mostrar o Panamera Turbo, 1º veículo hibrido que já ganhou o selo CONCEPT, da Inmetro.
LEXUS
A marca que, para 2017 investirá na expansão de suas concessionárias, trouxe para o evento inovações como o PC 500h, protótipo do cupê esportivo híbrido de luxo e o LF-FC, primeiro estudo da marca movido a célula de combustível de alta potência. Os dois carros são híbridos, pois a marca acredita que o ‘futuro será híbrido!’.
CITRÖEN C4 Picasso
Com um novo posicionamento, a marca aposta em fazer o que os outros não fazem. É por isso que durante sua apresentação mostrou o programa Citröen Start, uma plataforma de e-commerce onde o cliente pode comprar seu carro online, em poucos cliques. Design, conforto e tecnologia juntos. E para quem já quer dar um clique no novo carro da marca, a opção é o Novo C4 Picasso, apresentado com exclusividade no Salão do Automóvel.
MITSUBISHI L200 Sport
"Todo brasileiro é 4x4 em espírito" Assim pensa Mitsubishi Motors Brasil, afinal, para sobreviver a correria do dia a dia é preciso muita força, tração e capacidade de ir adiante. É por isso que a montadora constrói carros que aguentam o tranco! Completando 25 anos de presença no Brasil e mais de 600 mil veículos comercializados em toda sua história, a marca trouxe para o Salão a nova All New L200 Triton Sport.
Chery Tiggo
A Chery Brasil mostrou as novas gerações do Tiggo (Tiggo 2 e 7) e do Arrizo 5. A marca também definiu sua meta para os próximos anos: entrar no mercado de utilitários esportivos.
Presente no encontro com a imprensa, o vice-presidente executivo da montadora no Brasil, Luis Curi, lembrou que em 20 anos de existência da Chery, sua trajetória de crescimento a transformou na maior montadora independente da China.
Chevrolet Camaro
O esportivo da Chevrolet mudou totalmente e estreia no Brasil com a série especial Fifty, que comemora os 50 anos de lançamento, apenas 100 unidades serão vendidas exclusivamente na cor cinza grafite. As vendas começam no próprio Salão do Automóvel, por R$ 297.000. No primeiro trimestre de 2017 chegam também as duas versões convencionais do novo Camaro: cupê e conversível. A GM decidiu importar somente a configuração SS V8, cujo motor 6.2 desenvolve 461 cavalos de potência. O câmbio é automático de oito marchas e as rodas têm 20” de diâmetro.
Ford Mustang
Finalmente, o Mustang deixou de vir ao Salão de São Paulo somente "a passeio". Nesta terça-feira (8), a montadora confirmou que importará o icônico modelo para o Brasil. O "muscle car" poderá ser encomendado a partir do 1º trimestre do ano que vem, mas as entregas só acontecem em 2018.
O modelo vem com o motor V8 premium, de 435 cavalos e a Shelby GT 350R, equipada com o V8 aspirado mais forte da marca, com 533 cv. A marca não disse se ambas as versões virão para o Brasil e nem o preço.
O Dodge Charger
O Dodge Charger Hellcat vem finalmente para o Brasil, com um visual pra lá de esportivo, o sedã impressiona por onde passa, e até o ano passado teve extrema dificuldade de vir ao Brasil devido à crise financeira que assola o país.
Porém, no ano passado o panorama mudou. Com apenas três unidades no país, para ter um dos veículos mais imponentes e incríveis da categoria, o cidadão brasileiro teve que desembolsar uma pequena bagatela de R$ 799 mil reais. Embaixo do capô o motor Hemi 6.2 V8 que entrega incíveis 707 cv de potência. De 0 até os 100 km/h faz em menos de 4 segundos.
Gol GT concept
O lendário Gol GT reapareceu em forma de conceito, o modelo foi apresentado pela VW e usa como como base uma carroceria de duas portas do atual Gol, ele recebe elementos externos inspirados no no Golf GTE Sport, outro conceito exposto no evento. As rodas são de 18″ com pneus de perfil baixo e a suspensão foi retrabalhada para aproximar os para-lamas dos mesmos. Os faróis são totalmente em LED, com uma faixa vermelha como os do Golf GTI.
Ford GT
Pra finalizar, um super carro!! O Ford GT. A marca apresentou o esportivo em uma versão amarela com faixas pretas. O supercarro comemora o 50° aniversário da vitória nas 24 horas de Le Mans de 1966, o modelo não será vendido no Brasil e só 250 unidades serão produzidas por ano.
O carro vem com o motor V6 central-traseiro de 3,5 litros, dois turbos e mais de 600 cv e transmissão de sete marchas e dupla embreagem.
Confira a galeria de imagens: