Volkswagen Jetta GLi chega com motorzão de 230 cavalos de potência
O modelo custa R$ 144.990, o único opcional é o teto solar
O Volkwagen Jetta GLi chega ao mercado brasileiro custando R$ 144.990, menos que um Golf GTi que parte de R$ 151.530. O nome GLI nasceu nos Estados Unidos nos anos 80 e estreia no Brasil neste ano. A VW afirma que a sigla GTI é utilizada apenas em hatches, enquanto a GTS designa versões esportivas intermediárias.
O lançamento faz parte da lista de 20 lançamentos previstos até 2020, segundo a montadora. A novidade complementa a linha Jetta no País, sendo posicionada acima das configurações R-Line, Comfortline e 250 TSI. A configuração GLI é a única na linha Jetta equipada com motor 350 TSI, com 230 cv. São 80 cv a mais do que o motor 250 TSI, de 150 cv, que equipa as demais versões.
O modelo vem calçado com rodas de 18 polegadas (pneus 225/45 R18), destaque para o para-choque dianteiro – exclusivo para essa versão – com design mais esportivo, para a grade superior com elementos em formato de colmeia e para o friso horizontal vermelho conectando os faróis. A barra que conecta a parte superior dos faróis, cromada nas demais configurações, é preta no Jetta GLI. Já a parte inferior dos faróis é unida por um filete vermelho, evidenciando o DNA esportivo.
Falando em faróis, o conjunto Full LED do Jetta GLI tem design diferenciado em relação às demais versões, dando ainda mais personalidade ao modelo.
Na traseira chamam a atenção o difusor na parte inferior e o aerofólio na tampa do porta-malas, ressaltando a proposta do modelo. A saída dupla de escape é cromada e as pinças de freio dianteiras são pintadas em vermelho.
As medidas são 4.709 mm de comprimento, 1.799 mm de largura, 1.478 mm de altura e 2.680 mm de entre eixos. O porta-malas tem capacidade de 510 litros.
O modelo conta com o recurso de Seleção do Modo de Direção que inclui quatro opções: “Eco”, que privilegia a economia de combustível, “Normal”, que mantém os ajustes de fábrica, “Sport”, para uma condução mais esportiva, e “Individual”, no qual é possível ajustar os parâmetros de direção, transmissão e outros assistentes de condução da forma que o condutor preferir. O modelo conta apenas com um único opcional que é o teto solar panorâmico que custa quase R$ 5 mil.
O Jetta GLI é o sedã Volkswagen mais rápido do Brasil atualmente. O motor que equipa o modelo é o 350 TSI, o mesmo do Golf GTI, Tiguan R-Line e Passat.
O motor entrega 230 cv a 4.700 rpm, mantendo-se até 6.200 rpm. O torque máximo é de 35,7 kgfm (350 Nm), na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm. A transmissão é a DSG, de dupla embreagem, com seis marchas.
O Jetta GLI acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.