Desfrute de umas belas férias em Porto de Galinhas
Lugar já foi premiado 10 vezes como "Melhor Praia do Brasil"
A pouco mais de 50 km de Recife fica Porto de Galinhas, um lugar que já foi premiado 10 vezes como "Melhor Praia do Brasil" por revistas internacionais. Como tal, seus quase 20 km de longas praias de areia branca e águas mornas com temperatura média de 26°C se destacam do resto do país.
Além disso tudo, as trilhas ecológicas cheias de coqueiros são um deleite visual perfeito para tirar várias fotos. Milhares de casais e famílias chegam a cada ano para passar dias de puro relaxamento.
Para que você possa conhecer em detalhes o melhor de Porto de Galinhas, contaremos sobre a origem de seu nome, o clima ao longo do ano, que atrações visitar, como são as praias, e muito mais.
Por que este destino tem um nome curioso?
Segundo os residentes locais que conhecem a história, a princípio a cidade se chamava Porto Rico, mas em 1850 começaram a desembarcar e a comercializar escravos para trabalhar nas plantações de açúcar. Para evitar problemas legais, os escravos foram transportados junto com aves da Guiné e os traficantes criaram o código "tem galinha nova no porto". Por esta razão, o que antes era Porto Rico foi renomeado Porto de Galinhas.
Clima de Porto de Galinhas
O clima da cidade é realmente agradável, mas tem a particularidade de amanhecer bem cedo. Quando você se expuser ao sol, lembre-se de usar protetor solar para evitar queimaduras solares e prejudicar a experiência da viagem. Caso você queira ir mergulhar, sugiro que peça um folheto com as tabelas de marés, pois é a melhor maneira de verificar se a água está suficientemente baixa para caminhar e praticar esta atividade em qualquer uma das piscinas naturais.
Uma vez definido o dia e a hora para ir, vá um pouco mais cedo porque os grupos que ingressam diariamente são bastante modestos. Embora possa parecer uma medida pouco amigável, é a melhor maneira de preservar o habitat.
Localização
Como mencionado anteriormente, Porto de Galinhas fica apenas 50 km ao sul de Recife, tornando-o o lugar perfeito para explorar a região ou fazer excursões a Maragogi, Serrambi, Olinda, e outras cidades altamente recomendadas. Ao chegar a Porto de Galinhas, você verá que há muitas pequenas praças e ruas pitorescas cheias de tudo o que um turista ou local poderia precisar: farmácia, bares, restaurantes, complexos hoteleiros, etc.
Restaurantes
Por ser uma cidade que recebe turistas de todo o mundo todos os anos, os restaurantes são variados e podem ser ajustados a praticamente todos os orçamentos. Basta caminhar pelo centro e olhar para as fachadas, ver as promoções afixadas nos cartazes e escolher o que mais lhe convém. A grande maioria dos restaurantes estão no centro, mas também há opções na área de Maracaípe.
Vida noturna
Depois do anoitecer é quando começa a verdadeira diversão. Durante o dia há atividades para todos os gostos, mas quando a lua toma conta do céu as ruas são invadidas por turistas que tentam encontrar bons lugares para comer e beber à vontade. Há um grande número de alternativas para atender orçamentos que vão de muito altos a mais modestos.
Há bares com músicos que tocam ao vivo, discotecas abertas, etc. Embora tenha muitas formas de vida noturna, vale a pena mencionar que é bastante menos festivo que outros destinos no Brasil.
Suas praias
- Praia de Maracaípe
Esta é a melhor para os surfistas graças às imponentes ondas que são geradas e atingem vários metros de altura, proporcionando o cenário ideal para que os surfistas demonstrem suas habilidades. Tanto que tem sido o local de vários campeonatos internacionais.
De sua vegetação, destacam-se os coqueiros e cajueiros. Para chegar lá do centro você terá que caminhar 40 minutos e de carro são aproximadamente 10 minutos.
- Pontal de Maracaípe
A água do Pontal é muito calma e de boa qualidade, o que garante que você possa ir com as crianças e que elas possam se divertir brincando. Há cadeiras de praia e guarda-sóis, para que você não tenha que sair do hotel com um monte de coisa. Ali mesmo está o Projeto Hippocampus que se concentra em preservar a existência dos belos cavalos-marinhos.
- Praias no centro e piscinas naturais
Mais perto do centro há recifes que, quando a maré está muito baixa, revelam suas piscinas naturais. São o lar de diferentes tipos de peixes multicoloridos que são inofensivos para os humanos, e se você gosta de mergulho profissional, você verá até mesmo os naufrágios na área.
- Praia do Muro Alto
A Praia do Muro Alto fica a pouco mais de 5 km do centro, perfeita para um buggy ou mototáxi se você estiver por conta própria. Há uma variedade de esportes aquáticos aqui, como caiaque e stand up paddle. Outro destaque é que o penhasco forma uma espécie de piscina ideal para as crianças brincarem sem medo de ondas agressivas.
- Praia e Pontal do Cupe
Esta praia está localizada a 6 km do centro, mas o problema é que a perigosa corrente impede a natação em suas praias. Entretanto, é altamente valorizada pelos surfistas pela qualidade das ondas.
Passeios e excursões
Com relação aos passeios para desfrutar com a família, como este destino é relativamente pequeno, é possível caminhar e conhecer os locais ao longo do caminho. Na rua de pedestres há agências de turismo com uma boa oferta de atividades para você contratar aquela que mais gostar e sair da rotina por algumas horas. A excursão Ponta a Ponta cobre toda a cidade em pouco tempo, portanto, uma vez terminada, você pode dizer que conheceu tudo.
No buggy você começará a viagem em Muro Alto e depois seguirá por Cupe, passando pelas praias centrais, Maracaípe e terminará a viagem em Pontal de Maracaípe. Leva cerca de 6 horas e você terá um desconto se pagar em dinheiro.
A mais de 50 km de Porto de Galinhas está a Praia Carneiros. Nesta excursão você será pego por um micro-ônibus em seu hotel e em menos de 1 hora chegará em Recife. No meio da viagem, o guia turístico lhe explicará a história dos lugares e você visitará Olinda, Marco Zero, Boa Viagem, e muito mais.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.