Ensinando finanças pessoais pelo Instagram
Com o advento da pandemia, o poder do Instagram tornou-se ainda mais perceptível. As redes sociais têm apresentado um acréscimo constante e significativo na geração de conhecimento, sendo um dos seus principais motivos a facilidade de compartilhamento de informação e a possibilidade de interação direta.
Diante do visível aumento do uso de dispositivos digitais, percebemos que os usuários – que também são consumidores de informação – tornam-se criadores e disseminadores, gerando um aspecto que revela a ruptura de um modelo estático de comunicação, o que promove um fluxo bilateral de conhecimento.
Pesquisas com o objetivo de investigar o impacto econômico no início da pandemia constataram que as famílias brasileiras não estavam preparadas financeiramente para o enfrentamento de situações emergenciais.
Diante desses fatos, dentro do programa de extensão Educação Financeira para Todos e para Toda Vida, desenvolvido na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, foi criado um perfil no Instagram, o @edufinanceiraufrgs. Seu objetivo é compartilhar dicas referentes a finanças pessoais, conteúdos informativos de economia doméstica, juntamente com alternativas de economizar e enfrentar a crise causada pela pandemia.
Além disso, a ideia do perfil é ensinar pessoas a criarem uma relação de responsabilidade com o dinheiro através da disseminação da Educação Financeira.
Apoiadas nos conteúdos publicados diariamente no perfil do projeto, foram criadas interações diárias nos stories do Instagram com o propósito de envolver os seguidores no conteúdo de Educação Financeira, potencializando maior consciência em relação às suas finanças pessoais e melhores decisões financeiras. Com os questionamentos propostos, o intuito é trazer soluções a respeito de como gerir o dinheiro, a importância de manter um controle financeiro e auxiliar na busca da independência financeira.
As interações são apresentadas nos stories com ferramentas de interatividade já disponíveis na plataforma da rede social. As questões propostas são baseadas nas publicações existentes, procurando divulgar o conteúdo das postagens. Assim, o seguidor é instigado a consultar o conteúdo completo, ampliando seu conhecimento. No período entre dezembro de 2021 e maio de 2022 houve mais de 5.000 interações.
Analisando os resultados dessas interações, notou-se um maior interesse do público a respeito de assuntos como dicas de finanças e liberdade financeira. Num contexto de pós-pandemia, em que a economia brasileira apresenta aumento de desemprego, queda na renda familiar e do PIB – impactados, principalmente, pelas restrições impostas ao comércio –, fica evidente o motivo de interesse por dicas financeiras.
Esses conteúdos se tornam soluções para a situação econômica em que a população brasileira se encontra.
As redes sociais podem se tornar aliadas da educação, permitindo interação, reflexão e ampliação do conhecimento em finanças pessoais. Um dos focos do programa de extensão Educação Financeira para Todos e para Toda Vida é melhorar a vida das pessoas, e através deste tipo de estratégia percebeu-se a geração de impacto e maior conscientização em relação às finanças. O ensino de Educação Financeira e o contato diário sobre assuntos relacionados a finanças contribui para a formação de indivíduos e sociedades mais responsáveis, comprometidos com o futuro e capazes de tomar decisões embasadas no conhecimento financeiro.
(*) Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro é professora do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS e coordenadora do programa de extensão Educação Financeira para Todos e para Toda Vida.
(*) Lúcia Helena Benini é acadêmica do curso de Bacharelado em Matemática – Ênfase em Matemática Aplicada da UFRGS, integrante do programa de extensão Educação Financeira para Todos e para Toda Vida e bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Meninas na Ciência.