Fazer e criticar
O crítico é uma galinha que cacareja enquanto todas as outras colocam ovos. Quem sabe faz. Quem não sabe critica. Há pessoas que se preocupam em construir. Outras em achar defeito.
É assim infelizmente que as coisas são. O fato é que tudo pode ser bom ou ruim de acordo com a opinião de cada um. Aquilo que uns buscam com fervor outros evitam. Por isso, aquele que deseja que tudo ocorra de acordo com a sua cantilena é um tolo insuportável. Os gostos são tantos quanto os rostos.
Se algo que fazemos desagrada alguns, certamente será apreciado por outros. O inverso também é verdadeiro. O certo é que nunca poderemos agradar a todos.
As críticas jamais deverão servir como forma de desestímulo, mas sim como incentivo. Ninguém chuta cachorro morto. Criticar é elogiar pelo avesso. Mostra que os nossos atos importam. É assim que devemos pensar. Oscar Wilde já afirmava que a cada boa impressão que causamos conquistamos um inimigo e ensinava como sermos populares: basta sermos medíocres. Segundo ele perdemos amigos quando deixamos de sê-lo.
Isso ocorre em virtude da natureza humana. Quase todas as pessoas se compadecem com o sofrimento de um amigo, mas poucas são aquelas que conseguem ficar felizes pelos êxitos que ele conquista.
Normalmente quem mais critica é quem menos faz. Os que nada fazem têm tempo sobrando para incomodar os que trabalham. São como as cigarras da fábula. Passam o tempo a cantar, sem se preparar para o inverno. Quando este chega dependem do alimento das formigas para poderem se sustentar.
O fato é que o poeta já alertava ser preferível o ataque de uma borboleta pequenina aos beijos de um cavalo. Por isso, perdoe sempre os que te criticam. Faça isso não só por ser um preceito cristão, mas porque nada ofende mais aos pequenos de alma do que o desprezo pelos seus atos.
(*) É advogado em Joinville, graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em processo civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre e Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.