Após inspeção, ministro do STF elogia o trabalho da Justiça de MS
De acordo com Salomão, ações buscam aperfeiçoar o atendimento ao cidadão sul-mato-grossense
Ocorreu na tarde desta quarta-feira (9) a solenidade que encerra a inspeção ordinária do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em Mato Grosso do Sul. Com a presença do ministro do STF (Superior Tribunal de Justiça), Luis Felipe Salomão, a cerimônia destacou o trabalho realizado pelo TJMS, além da elaboração de metas para aprimorar os projetos desenvolvidos.
Em seu discurso, o desembargador e presidente Sérgio Fernandes Martins ressaltou a importância da vinda da equipe do CNJ ao Estado, assim como os esforços realizados na inspeção. "O Poder Judiciário sul-mato-grossense tem se esforçado, apresentado uma proatividade e projeção no âmbito nacional, em vista da dedicação e do esforço de seus magistrados e servidores".
Já Salomão fez questão de agradecer a acolhida e ressaltou que o intuito da inspeção é realizar interação entre o trabalho nos tribunais, identificar as soluções, se houver, e ajudar nas soluções. "Reunimo-nos agora para trocar ideias, vamos apresentar nossas propostas, mas verificamos o esforço que vem sendo realizado para desenvolvimento do trabalho; o gabarito que tem os servidores, a boa imagem que tem o TJMS perante a sociedade e isso é muito gratificante".
Determinada pela Portaria nº 38/2023, a inspeção foi iniciada na segunda-feira (7) com a presença de, pelo menos, um juiz e um servidor com conhecimento sobre o local inspecionado para prestar informações à equipe da Corregedoria Nacional, que terá acesso irrestrito aos sistemas judiciais e administrativos do TJMS até 30 dias após a realização dos trabalhos.
As constatações do trabalho de inspeção vão compor relatório com contribuições às rotinas adotadas atualmente pelo TJMS, conforme proposta do CNJ para a uniformização na prestação de serviços.
A equipe foi composta pelo desembargador Fábio Uchôa Montenegro (TJRJ), que coordenou a inspeção; Márcio Antonio Boscaro (TJSP), Desa Tânia Mara Ahualli (TJSP), pelos juízes Cristiano de Castro Jarreta Coelho e Marcelo Benacchio (ambos do TJSP), bem como pelo juiz auxiliar Emerson Luis Pereira Cajango, do TJMT, além de servidores da Corregedoria do CNJ.
Vale ressaltar que o TJMS se tornou o 14º tribunal estadual a receber procedimentos de inspeção ordinários.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.