ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Cidades

Após queda de avião, viraliza vídeo em que pai ensina menino a pilotar

Os dois moravam em Campo Grande, mas estavam em viagem para Rondônia

Aline dos Santos | 30/07/2023 18:16

Após acidente de avião que matou pai e filho, viralizou na internet vídeo em que o pecuarista Garon Maia ensina o adolescente de 11 anos a pilotar uma aeronave. Os dois moravam em Campo Grande, mas estavam em viagem. Os destroços foram encontrados na manhã deste domingo (dia 30), numa região de divisa entre Rondônia e Mato Grosso.

As imagens mostram o menino feliz, durante uma manobra de decolagem, recebendo as instruções do pai, que era piloto experiente. Não foi possível apurar quando ocorreu a cena.

O Campo Grande News ouviu um piloto que explicou que aos 17 anos o candidato a piloto pode iniciar a formação teórica, mas somente aos 18 anos pode iniciar os voos. E a evolução é gradativa. Ou seja, primeiro, o aluno fará aula num monomotor com menor potência para depois voar num bimotor, modelo que o menino estava pilotando.

No vídeo que viralizou, eles estão num Baron 58, mesmo modelo do acidente. Também chama a atenção de que o adolescente fique do lado esquerdo, posição do piloto, no comando.

"O piloto do lado direito pode pilotar, mas se entrar em situação de emergência, a resposta mais adequada será dada pelo piloto do lado esquerdo da aeronave, as alavancas de comando foram planejadas para o piloto da esquerda. Essa configuração de uma criança do lado esquerdo não deveria existir. Quem deve voar do lado esquerdo é o comandante”, diz o piloto ouvido pela reportagem.

Para o piloto, o vídeo mostra que o menino não tem a chamada consciência situacional, ou seja, segue as orientações do pai, mas sem noção de como executar os comandos. “A resposta dela para o voo é zero”, diz o piloto.

Outro ponto a chamar atenção é o fato de o pai estar com uma garrafa de bebida no colo, durante a "aula" dada ao filho.

Mortes - Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o avião Beechcraft Baron 58 decolou do aeroporto de Vilhena (Rondônia) por volta de 17h50 de sábado (dia 29) e desapareceu do radar minutos depois.

De acordo com o G1, na manhã deste domingo, os militares adentraram a pé na área de mata fechada e encontraram os destroços do bimotor e os corpos de pai e filho. A área do acidente fica na divisa entre Vilhena e Comodoro (MT).

Um grupo de busca e salvamento da FAB (Força Aérea Brasileira), com base na Capital de MS, foi acionado para o resgate.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias