Após queda de avião, viraliza vídeo em que pai ensina menino a pilotar
Os dois moravam em Campo Grande, mas estavam em viagem para Rondônia
Após acidente de avião que matou pai e filho, viralizou na internet vídeo em que o pecuarista Garon Maia ensina o adolescente de 11 anos a pilotar uma aeronave. Os dois moravam em Campo Grande, mas estavam em viagem. Os destroços foram encontrados na manhã deste domingo (dia 30), numa região de divisa entre Rondônia e Mato Grosso.
As imagens mostram o menino feliz, durante uma manobra de decolagem, recebendo as instruções do pai, que era piloto experiente. Não foi possível apurar quando ocorreu a cena.
O Campo Grande News ouviu um piloto que explicou que aos 17 anos o candidato a piloto pode iniciar a formação teórica, mas somente aos 18 anos pode iniciar os voos. E a evolução é gradativa. Ou seja, primeiro, o aluno fará aula num monomotor com menor potência para depois voar num bimotor, modelo que o menino estava pilotando.
No vídeo que viralizou, eles estão num Baron 58, mesmo modelo do acidente. Também chama a atenção de que o adolescente fique do lado esquerdo, posição do piloto, no comando.
"O piloto do lado direito pode pilotar, mas se entrar em situação de emergência, a resposta mais adequada será dada pelo piloto do lado esquerdo da aeronave, as alavancas de comando foram planejadas para o piloto da esquerda. Essa configuração de uma criança do lado esquerdo não deveria existir. Quem deve voar do lado esquerdo é o comandante”, diz o piloto ouvido pela reportagem.
Para o piloto, o vídeo mostra que o menino não tem a chamada consciência situacional, ou seja, segue as orientações do pai, mas sem noção de como executar os comandos. “A resposta dela para o voo é zero”, diz o piloto.
Outro ponto a chamar atenção é o fato de o pai estar com uma garrafa de bebida no colo, durante a "aula" dada ao filho.
Mortes - Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o avião Beechcraft Baron 58 decolou do aeroporto de Vilhena (Rondônia) por volta de 17h50 de sábado (dia 29) e desapareceu do radar minutos depois.
De acordo com o G1, na manhã deste domingo, os militares adentraram a pé na área de mata fechada e encontraram os destroços do bimotor e os corpos de pai e filho. A área do acidente fica na divisa entre Vilhena e Comodoro (MT).
Um grupo de busca e salvamento da FAB (Força Aérea Brasileira), com base na Capital de MS, foi acionado para o resgate.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.