ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Novo presidente da Liesco quer “um teto” para as escolas de samba de Corumbá

Carnavalesco pedirá apoio público para montar uma estrutura à altura da festa

Por Silvio de Andrade | 26/04/2025 15:26


Novo presidente da Liesco quer “um teto” para as escolas de samba de Corumbá
Zezinho Martinez (camisa clara) voltou à Liesco com apoio da maioria das escolas de samba. (Foto: Silvio de Andrade)

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Zezinho Martinez, empresário e carnavalesco, retorna à presidência da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) com o objetivo de aprimorar o carnaval da cidade. Sua principal meta é a construção de uma estrutura coberta para as escolas de samba, que atualmente não possuem barracões e sofrem com as intempéries. A necessidade se tornou ainda mais evidente após a chuva que danificou carros alegóricos no carnaval deste ano. Eleito com 12 dos 20 votos, Martinez pretende buscar apoio de órgãos públicos e da bancada federal para garantir, pelo menos, tendas que protejam as alegorias em 2026. A falta de estrutura adequada é um dos principais desafios enfrentados pelas agremiações, desestimulando os carnavalescos. A nova gestão visa a profissionalização e o fortalecimento do carnaval corumbaense.

De volta à presidência da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), que ajudou a fundar, o empresário e carnavalesco José Martinez Neiva (Zezinho Martinez) quer construir um novo momento para o melhor carnaval do interior do Brasil a partir de uma necessidade de urgência: uma estrutura coberta para as agremiações que não tem barracão.

Os imprevistos que ocorreram no carnaval deste ano, quando, no primeiro dia do desfile, a chuva que caiu na cidade danificou carros alegóricos de duas escolas, sinalizaram mais uma vez as dificuldades das agremiações para colocarem seus enredos na passarela, por falta de um espaço adequado para proteger o material produzido em caso de mau tempo.

Eleito neste sábado, após assembleia conturbada que se prolongou por mais de três horas, Zezinho Martinez vai buscar o apoio do Estado, prefeitura, deputado corumbaense Paulo Duarte e bancada federal para dar a cada escola o que chamou de “um teto” para o carnaval de 2026: uma tenda para abrigar os carros alegóricos, os quais, no dia do desfile, ficam expostos na concentração (nas ruas).

Novo presidente da Liesco quer “um teto” para as escolas de samba de Corumbá
Forte chuva e vento destruiram carros alegoricos prontos para desfilar no carnaval deste ano. (Foto: Divulgação)

No meio da rua - “É um começo, vamos construir juntos, depois, uma estrutura definitiva. Não podemos mais improvisar, nosso carnaval é grandioso, mas realizado com muitas dificuldades, o que desestimula os carnavalescos. Não podemos deixar as alegorias jogadas no meio da rua sendo danificadas devido às intempéries”, disse.

Ex-presidente da última escola de samba campeã, a Império do Morro, o carnavalesco foi eleito com 12 dos 20 votos nominais do colegiado, formado pelos conselheiros da liga e presidentes das agremiações. A eleição ocorreu no Centro de Convenções do Pantanal, no porto geral da cidade.

A segunda chapa, encabeçada por Salim Kamel Ribeiro Ruiz, obteve apenas três votos. As escolas de samba Major Gama e Acadêmicos do Pantanal se abstiveram, e a Vila Mamona não teve direito a voto por documentação irregular. Zezinho Martins substituirá o atual presidente Victor Raphael de Almeida .

Nos siga no Google Notícias