ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Até dia 11, autoteste estará disponível na Capital, promete rede de farmácias

O material para fazer o exame em casa será vendido a R$ 69,90 em 18 lojas da Pague Menos na Capital

Gabrielle Tavares | 04/03/2022 13:26
Autoteste da covid-19 pode ser manuseado por qualquer pessoa. (Foto: Divulgação)
Autoteste da covid-19 pode ser manuseado por qualquer pessoa. (Foto: Divulgação)

Aprovado no dia 28 de janeiro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o autoteste da covid-19 deve começar a ser vendido em Campo Grande por R$ 69,90 até o dia 11 de março. Ao menos é o que promete a rede de farmácias Pague Menos, que anunciou já ter começado a distribuir o produto para as unidades pelo Brasil e é a única da Capital que já tem data para começar a ter o teste nas prateleiras.

O autoteste poderá ser encontrado tanto nas 18 lojas físicas da Capital, quanto pelo site e aplicativo da Pague Menos. O Campo Grande News entrou em contato com as demais redes de farmácias da Capital, mas nenhuma têm previsão de início das vendas.

Segundo a Anvisa, o autoteste negativo não serve como "passaporte" para viagens internacionais ou para justificar faltas no trabalho. Ainda conforme a recomendação, não deve ser feito em pacientes com sintomas graves e em caso de positivo, o diagnóstico deve ser confirmado por exames coletados por profissionais (farmácias e laboratórios). Além disso, a orientação é que paciente procure um médico para fechar o diagnóstico.

Ele é orientado para quem está entre o 1º e o 7º dia do início dos sintomas gripais leves. Para pessoas sem sintomas, deve ser feito no 5º dia após ter contato com alguém infectado com a covid-19.

Como usar - As instruções orientam lavar corretamente as mãos com água e sabão, assoar previamente o nariz, ler a bula por completo, retirar o lacre da solução diluente e colocá-lo no orifício de suporte, contido no canto superior direito da embalagem.

Em seguida, inserir o swab (cotonete) até 1,5 centímetros na narina, até atingir a curva, e girar pelo menos 10 vezes. Deve-se repetir o mesmo procedimento na outra narina, em seguida colocar o swab na solução diluente e girar, remover o swab pressionando as laterais do tubo, o retirar da solução diluente e descartá-lo.

Depois desse processo, aperte a tampa filtro no tubo, abra o sachê do dispositivo do teste, aplique quatro gotas nesse dispositivo e aguarde 15 minutos pelo resultado.

Ao jogar o teste no lixo, os componentes devem ser colocados em um saco descartável, para evitar que outras pessoas se contaminem.

Resultado - Em caso de resultado positivo, as linhas C e T vão aparecer na área de controle e testagem do dispositivo. Se negativo, apenas a linha C será visualizada.

Se somente a linha T aparecer, e a C não, o teste é inválido ou inconclusivo. Neste caso, a pessoa precisará realizar um novo teste, ou consultar o serviço de saúde.

Em casos positivos, o paciente infectado deverá manter o isolamento social, como orientado pelo Ministério da Saúde.

A Pague Menos vai disponibilizar o número 0800 275 1313 para eventuais esclarecimentos.

Nos siga no Google Notícias