Cadastro de voluntários para vacina contra covid-19 começa em 2 semanas em MS
Termo de cooperação-técnica para um 4º medicamento que será experimentado no Estado foi firmado nesta quarta-feira
Foi assinado nesta quarta-feira (7) documento prevendo a realização em Mato Grosso do Sul de teste de vacina contra a covid-19. Serão 2 mil voluntários, que começam a ser escolhidos em duas semanas. O cadastramento será feito em site que ainda não teve o endereço divulgado.
O termo de cooperação técnica em questão se refere ao estudo da Janssen-Cilag, da multinacional Johson e Jhonson, um dos quatro medicamentos do tipo que terão aplicação no Estado na fase de desenvolvimento.
Sempre seremos parceiros de ações que possam trazer avanços nessa luta contra o COVID-19”, afirmou o secretário Geraldo Resende sobre a oficialização da pesquisa do medicamento.
Resende assina o documento junto com os pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio, responsáveis pelo trabalho científico.
Serão testadas dois mil voluntários. No primeiro grupo serão vacinadas pessoas entre 18 e 58 anos, dando preferência para profissionais da saúde e de segurança pública”, explicou Ana Lucia.
A Secretaria vai dar apoio a essa fase, que é a 3 no estudo do medicamento tão esperado contra a doença provocada pelo novo coronavírus. O órgão vai oferecer estrutura estrutura física para o teste, como por exemplo a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen).
"A responsabilidade pela execução do estudo cabe aos pesquisadores, não havendo nenhum tipo de vinculo entre os voluntários da pesquisa e a SES", alertou o órgão.
Outros – A outra vacina a ser testada em Mato Grosso do Sul é a Coronavac, em parceria do Instituto Butantã e o laboratório Sinovac, em grupo de mil funcionários. Os estudos também serão feitos pelos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio.
A expectativa é que os testes comecem em dez dias.
Haverá testes, ainda, do medicamento contra a BCG (usada para prevenir a tuberculose), que está sendo realizador pelo pesquisador Julio Crodda. Nesse caso, são dois mil voluntários, com objetivo de verificar a proteção do imunizante contra a covid-19. A aplicação começa começam em 19 de outubro.
A quarta vacina contra coronavírus a ser experimentada em Mato Grosso do Sul é a desenvolvida pelo laboratório Sanofi, a partir de janeiro do próximo ano.