Taxa de contágio segue baixa por 5 dias e indica curva decrescente em MS
Na 200ª live com informações sobre a covid, o tom é de otimismo em relação aos próximos dias
Pelo 5º dia consecutivo, a taxa de contágio em Mato Grosso do Sul segue estável em 1.00, índice considerado baixo e bem próximo da meta estabelecida para outubro que é de 0.99. Na avaliação da Secretaria Estadual de Saúde, essa estabilização é um indicativo de que a curva da covid-19 no Estado deve começar a cair nos próximos dias.
Nesta segunda-feira, a SES completa 200 lives com divulgação de dados da pandemia. O labo bom é quase todos os índices importantes seguem em baixa.
Um número positivo é a redução da letalidade, de 1.9 para 1.8 nesta segunda-feira. Também temos o menor índice de internações neste início de semana. O número que superava 550 hospitalizados, agora é de 440 pessoas, 214 dos pacientes em UTIs.
A média de mortes dos últimos 7 dias teve leve melhora, de 12,5 para 12,4. Já a móvel de infectados subiu um pouco, de 518 para 524, mas não chega perto dos mais de 800 de agosto.
Mesmo assim, a SES adverte que não há como descuidar. Desde ontem, são mais 14 óbitos, entre pessoas de 35 e 87 anos. Na Capital, foram 7 sepultamentos, e 1 morte cada nas cidades de Água Clara, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Ivinhema, Paranaíba e Ponta Porã. Já são 1.365 óbitos.
Para atingir os objetivos e finalmente começar a divulgar a queda na curva do avanço da covid-19, a SES esclarece que é necessária a contribuição da população, com uso de máscaras e isolamento social.
Para marcar os 200 dias de live, o secretário Geraldo Rezende avaliou a luta contra a doença até agora. "Até hoje não faltaram leitos, nem remédios. Somos autossuficientes em testes e um dos estados que mais testa. E estamos em vários projetos, para começar o mais rápido com as vacinas quando elas forem aprovadas".
O secretário agradeceu aos profissionais de saúde e à equipe da SES que desde o início da pandemia segue firme na transmissão diária. "Quero que todos saibam do esforço dessa equipe. Nunca ninguém reclamou de nada."