ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Capital ocupa a 58ª posição no ranking de cidades empreendedoras

Segundo Enap, município tem uma das piores regulações para pequenos empresários

Gustavo Bonotto | 27/03/2023 18:05
Clientes circulam em corredor de shopping. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Clientes circulam em corredor de shopping. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Campo Grande ocupa a 58ª posição no levantamento de cidades que apresentam as melhores condições para o empreendedorismo. A pesquisa, realizada pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), abrangeu 101 municípios mais populosos do País e foi divulgada na tarde desta segunda-feira (27).

Com pontuação de 5.818 no ICE (Índice de Cidades Empreendedoras), a Capital do Mato Grosso do Sul foi avaliada em sete fatores que determinam o sucesso de um negócio. São eles: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

O município teve uma das piores regulações para pequenos empresários, ficando atrás apenas de Rio Branco, Palmas, Belém e Natal. Neste processo, o estudo levou em conta a ambiguidade da legislação, o tempo dos processos e toda a burocracia para quem busca iniciar um novo empreendimento.

Por outro lado, a capital morena entrou na lista de 30 cidades com maior presença de cultura empreendedora. Segundo o relatório, o empreendedorismo feminino de Campo Grande se destaca neste processo. “Um dos temas de busca levados em consideração na pesquisa foi o empreendedorismo feminino, porque sabemos da importância das mulheres para o desenvolvimento econômico, social e sustentável”, explicou a coordenadora-geral substituta de pesquisa da Enap, Kamyle Medina.

Já São Paulo lidera a lista de cidades, com 8.673 pontos. Entre as características analisadas, a capital paulista registrou melhor ambiente regulatório e simplificação burocrática, o que reduz o tempo gasto com processos para empresários.

A segunda posição no ranking geral é ocupada por Florianópolis (SC), seguida de Joinville (SC). Na sequência, após Brasília, figuram Niterói (RJ), Boa Vista, Curitiba, Rio de Janeiro, Macapá e Goiânia.

Clique aqui e acesse o relatório na íntegra.

(*) Com informações de Agência Brasil.

Nos siga no Google Notícias