ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Cartão de confirmação da 2ª etapa do Revalida já está disponível

O cartão contém número de inscrição, data e horários do exame

Por Lucas Mamédio | 15/07/2024 18:39
Candidato de Revalida segundrando estetoscópio antes da prova prática (Foto: Agência Brasil)
Candidato de Revalida segundrando estetoscópio antes da prova prática (Foto: Agência Brasil)

Já está disponível, a partir desta segunda-feira (15), o Cartão de Confirmação de Inscrição da 2ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024. O documento pode ser acessado no Sistema Revalida e, apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no dia do exame.

Entre outras informações, o cartão também confirma o endereço do local de prova, número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta, ainda, se o participante deverá contar com atendimento especializado ou tratamento por nome social.

Estrutura do exame – A prova prática do Revalida é formada por um conjunto de dez estações, percorridas ao longo dos dois dias de provas, em que os médicos devem realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas de exercício profissional: clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia; além de medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para serem aprovados na segunda etapa, os participantes precisam obter, no mínimo, 64,277 pontos de 100.

A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, e os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida, publicada pela Portaria Inep nº 540, de 17 de setembro de 2020.

Revalida – Composto por duas etapas (teórica e prática), o Revalida aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.

Os resultados do exame subsidiam o processo de revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias