ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Com ajuda boliviana, operação integrada reforça combate ao tráfico em Corumbá

Estima-se que 60 oficiais do país vizinho auxiliam no combate ao tráfico na região

Por Alison Silva | 08/11/2023 16:49
Policiais acompanham orientações de operação em Corumbá (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Policiais acompanham orientações de operação em Corumbá (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Junto de 60 agentes da polícia boliviana, 30 militares sul-mato-grossenses participam da Operação Integrada SULMaSSP, ação de prevenção e repressão ao tráfico de drogas nas faixas de fronteira com Brasil, Bolívia e Paraguai. A ação conta com blocos dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

“Basicamente a operação chega para combater, identificar e auxiliar esses Estados envolvidos no enfrentamento ao tráfico de drogas, descaminho e contrabando, no Paraguai e na Bolívia, área onde estamos localizados e trabalhando essas ações”, explicou o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar em Corumbá, tenente-coronel Carlos Magno, ao jornal Diário Corumbaense.

Mato Grosso do Sul compõe a operação por sua “posição estratégica”, tendo em vista a faixa territorial de divisa com outros estados da federação Paraguai e Bolívia, e que torna o Estado e o país em um “corredor do tráfico”.

A operação prioriza o enfrentamento aos grupos criminosos no combate aos crimes transfronteiriços e transnacionais, tráfico de drogas, contrabando, descaminho, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e tráfico de armas.

“Na região aqui de Corumbá, temos pontos estratégicos e os policiais estão realizando as barreiras, por enquanto só por terra. O crime não tem sotaque, por isso, precisamos estar integrados com as autoridades policiais da fronteira, para obter informações e combater tanto de um lado como do outro esses crimes”, mencionou o tenente ao jornal.

Desde que teve início na região de Corumbá, no dia 20 de outubro, a operação já realizou apreensões de drogas, cumpriu mandados de prisões e teve apreensão de arma de fogo.

A Operação SULMaSSP é uma ação conjunta de cooperação técnica e operacional contra crimes nas regiões de fronteira. O Campo Grande News entrou em contato com a Sejusp (Secretaria de Justiça de Segurança Pública de MS) para saber o número de policiais sul-mato-grossenses na operação. A pasta destacou que uma coletiva de imprensa está marcada para a próxima sexta-feira (10), com o balanço final da operação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias