Com mais um óbito por dengue, número de mortes no Estado vai a 18 este ano
Boletim desta quarta-feira aponta que Mato Grosso do Sul tem 20.865 casos prováveis de dengue
Novo boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta quarta-feira (27), revela que Mato Grosso do Sul já contabilizou somente neste ano, 18 mortes causadas por dengue. Além disso, o Estado possui 20.865 casos prováveis.
O último óbito registrado foi de uma moradora de Bataguassu. A vítima tinha 46 anos e morreu no dia (3), mas o diagnóstico só foi confirmado na segunda-feira (25). Ainda de acordo com os dados, ela não tinha problemas de saúde e esse foi o primeiro caso de morte no município.
Segundo o relatório, a maioria dos óbitos até agora foram registrados na Capital, sendo 6 em Campo Grande, 2 em Chapadão do Sul, Douradina 1, Itaporã 1, Ivinhema 1, Bataguassu 1, Aparecida do Taboado 1, Porto Murtinho 1, São Gabriel do Oeste 1, Guia Lopes da Laguna 1 e mais 1 em Costa Rica. Todos aconteceram entre março e julho.
Transmissão- A dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, sendo que o acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença.
É importante evitar água parada, diariamente, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.
Sintomas- Os principais sintomas da dengue são: febre alta, acima de 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olho; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.