Com previsão de mais incêndios este ano, bombeiros terão reforço de 2 aeronaves
Com investimento de R$ 56 milhões, Governo do Estado entregou caminhonetes, lanchas e aeronave hoje
Com o aumento no número de incêndios nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros terá duas aeronaves próprias. Uma já foi adquirida e entregue hoje (14), enquanto a outra será entregue até outubro, segundo o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) autorizou, nesta manhã, a compra da segunda aeronave. Com investimento de R$ 56,6 milhões, o governador entregou ainda 25 viaturas de auto salvamento, um veículo de auto transporte de combustível e cinco lanchas para transporte de tropas aos locais de incêndios. A entrega ocorreu no hangar do Governo do Estado no Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande.
No ano passado, em que o Pantanal e outras regiões do Estado sofreram com grandes queimadas, as aeronaves de combate foram contratadas por meio de licitação. A aeronave Air Tractor AT-802, entregue hoje, tem capacidade de transportar até 3 mil litros de água e foi comprada com recursos de compensação ambiental, ou seja, dinheiro que empresas pagam ao governo para compensar algum impacto ambiental.
“Através desses recursos, a Semagro fez uma aquisição e nós repassamos hoje ao Corpo de Bombeiros para que eles façam a operação. Nós entendemos que com duas aeronaves nós nos tornamos mais eficientes e mais rápidos para atender os focos de incêndios que, na nossa avaliação, vão se tornar cada vez mais frequentes em Mato Grosso do Sul”, comentou o secretário, durante a entrega de veículos.
O governador lembrou que os trabalhos do Corpo de Bombeiros também sofreram com impactos da pandemia, que fez faltar equipamentos no mundo todo. "Esses autobombas-tanque já eram para ter sido entregues, até multamos a empresa. Mas a pandemia fez faltar muita coisa", disse Azambuja.
De acordo com o secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, os veículos também servirão para combater crimes ambientais.
“As aquisições vão robustecer toda estrutura do Corpo de Bombeiros. Não são apenas essas, temos mais caminhões, auto bombas, tanque florestal, auto tanque de transporte de combustível, transporte de troca que serão entregues até o meio do ano e encaminhados para as unidades do interior. É uma importante conquista para Mato Grosso do Sul, não só para o Corpo de Bombeiros, mas ao enfrentamento a outros tipos de crimes, por exemplo, contra o meio ambiente”, disse.
Durante o evento, militares fizeram o "batismo" e demonstração da aeronave Air Tractor, conforme mostra o vídeo abaixo.