ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

“Combinação perigosa”, alerta Energisa sobre soltar pipa perto de rede elétrica

Em MS, mais de 60 mil clientes ficaram sem energia devido a esse tipo de ocorrência este ano

Por Mylena Fraiha | 19/07/2024 15:37
Funcionários da Energisa retiram pipas de fios elétrico, no bairro Caiobá (Foto: Arquivo/Divulgação)
Funcionários da Energisa retiram pipas de fios elétrico, no bairro Caiobá (Foto: Arquivo/Divulgação)

A concessionária Energisa emitiu um alerta sobre os perigos de empinar pipas próximo à rede elétrica. De janeiro a junho deste ano, 54 ocorrências de queda de energia foram causadas por pipas e afetaram 68.214 clientes em 74 municípios atendidos pela concessionária.

No mesmo período do ano passado, foram 55 ocorrências, que impactaram 48.470 clientes. Ao longo de 2023, a concessionária registrou 164 ocorrências desse tipo, que afetaram 130.478 unidades consumidoras.

Um caso recente aconteceu ontem (18), quando uma pipa na rede foi a causa da interrupção do fornecimento de energia elétrica, ontem, a 7.202 unidades consumidoras na região do Pioneiros e do Morenão, em Campo Grande. O serviço só foi totalmente restabelecido na madrugada desta sexta-feira (19).

De acordo com a Energisa, o atendimento começou às 18h37. Às 19h16 foram restabelecidas unidades consumidoras. Às 20h02, mais 1.130 clientes tiveram fornecimento normalizado. Os dois últimos reparos foram feitos às 22h07, com restabelecimento da energia a 606 unidades e à 0h14 o serviço foi concluído para 1.231 os clientes restantes.

O coordenador de Construção e Manutenção da Energisa MS, João Ricardo Costa Nascimento, explica que uma pipa enroscada na rede pode causar o rompimento de um cabo de distribuição, especialmente se for usada linha chilena ou cerol.

“Isso gera interrupção no fornecimento de energia, podendo afetar um bairro inteiro ou até mesmo uma cidade. O cabo rompido ao solo pode estar energizado e causar um acidente com choque elétrico”, explica João Ricardo.

Importante mencionar que em fevereiro deste ano a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que proíbe a fabricação, comercialização e uso de linhas cortantes em pipas e brinquedos semelhantes, estipulando pena de detenção e multas. A proposta será enviada ao Senado.

Dicas de segurança - Para evitar riscos e garantir uma diversão segura, a Energisa recomenda as seguintes precauções:

  • Empine pipas longe da rede elétrica: Escolha locais onde não haja cabos de energia, serviços telefônicos ou antenas de celular.
  • Busque espaços abertos: Prefira praças, parques e campos de futebol.
  • Evite canteiros centrais: Não solte pipas em ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar com fluxo de veículos.
  • Não use cerol ou linha chilena: Essas substâncias são proibidas por lei e extremamente perigosas.
  • Não utilize papel alumínio na confecção das pipas.
  • Desista da pipa enroscada: Se a pipa ficar presa nos fios, não tente recuperá-la com as mãos, bambus ou qualquer outro objeto.
  • Evite soltar pipas em dias de chuva, especialmente com relâmpagos.
  • Cuidado com ciclistas e motociclistas: As linhas podem ser invisíveis para eles, causando graves acidentes.

Sempre que possível, os pais devem supervisionar as crianças durante a brincadeira. A conscientização é fundamental para reduzir acidentes e interrupções no fornecimento de energia.

Se houver acidentes envolvendo a rede elétrica, acione a Energisa pelo WhatsApp, que pode ser acessado neste link, ou pelo aplicativo para celular Energisa On .

Nos siga no Google Notícias