Conselhos comunitários são lançados em aldeias de Amambai
Iniciativa inédita no Brasil traz parceria de comunidades indígenas e polícias para ampliar segurança indígena
Duas aldeias do município de Amambai - Amambai e Limão Verde - passam a contar a partir desta quarta-feira (23) com CCSI (Conselhos Comunitários de Segurança Indígena), oficialmente implantados pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).
A iniciativa é inédita no Brasil e visa fortalecer a colaboração entre as forças de segurança e as comunidades locais para promover um ambiente mais seguro e protegido dentro das aldeias.
Os Conselhos reúnem membros da mesma aldeia ou município para discutir, analisar, planejar e acompanhar a resolução dos problemas de segurança comunitária, desenvolver campanhas educativas e fortalecer a cooperação entre as lideranças locais.
Mato Grosso do Sul agora abriga nove CCSIs. Por meio desse projeto pioneiro, a polícia e a comunidade unem forças, garantindo a presença da segurança pública nas aldeias. Tanto as autoridades policiais quanto as lideranças serão envolvidas nesse esforço conjunto, com o governo estadual doando duas viaturas por meio da Sejusp.
Em publicação no site oficial de notícias do Governo, o titular da pasta, Antonio Carlos Videira, ressaltou que a presença dos órgãos de segurança pública nas aldeias levará a uma redução da violência e do crime. "O trabalho policial tem resultados muito melhores quando realizado em parceria com a comunidade".
Os novos membros dos nas aldeias Limão Verde e Amambai serão empossados na sexta-feira (25), durante abertura da 2ª edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania. Este evento, organizado pela Sejusp com o apoio da Setescc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), visa fornecer serviços essenciais para comunidades indígenas e acontecerá em Amambai até sábado (26).
De acordo com as resoluções publicadas em Diário Oficial do Estado, novos membros dos conselhos permanecerão em seus cargos até 2026. Os Conselhos também contarão com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, que serão membros natos.
Na Aldeia Amambai, o cacique Arcênio Vasque assume a presidência do Conselho Comunitário de Segurança Indígena, com a líder indígena Lurdelice Moreira Nelson como vice-presidente. Já na Aldeia Limão Verde, o cacique Alimers Nelson assume a presidência, com Denildo Montiel, também líder indígena, como vice-presidente.
MS em Ação: Segurança e Cidadania - Nos dias 25 e 26 de agosto, o Governo do Estado, através da Sejusp e da Setescc, realizará em Amambai a 2ª edição do MS Em Ação: Segurança e Cidadania. O evento trará serviços essenciais para mais de 10 mil indígenas das etnia guarani-gaiowá que residem no município.
Nos dois dias, participantes terão acesso gratuito a uma série de serviços, incluindo emissão de certidões de nascimento, carteiras de identidade, títulos de eleitor, CPFs e carteiras de trabalho, além de atendimentos médicos, orientações odontológicas, oficinas, palestras e muito mais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.