Disk-covid é encerrado e municípios ficam responsáveis por testes
O último dia de agendamento pelo 0800 647 0911 dos bombeiros será no domingo (6)
A partir de segunda-feira, dia 7 de junho, o canal reservado para agendamento de teste para Covid-19 pela rede pública, o disk-covid, não funcionará mais. Os exames para a coleta do RT-PCR e testes rápidos da doença, serão absorvidos pela rede de atenção primária de saúde do Estado, ou seja, será de responsabilidade de cada município.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, a intenção é ampliar a oferta de testagens nos municípios, por isso o agendamento passará a ser de responsabilidade da rede pública de saúde de cada cidade de Mato Grosso do Sul.
“Após um ano de enfrentamento à covid-19, às unidades de atenção primária já estão preparadas para absorver o fluxo. As equipes que estavam mobilizadas nos drive-thurs retornarão às unidades de saúde para dar continuidade aos atendimentos”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.
Ainda segunda a secretaria, a partir de segunda-feira, quem precisar fazer o teste rápido ou o ‘padrão ouro’ - RT PCR deverão procurar diretamente às unidades de saúde em seus municípios, sem precisar de agendamentos prévio. “Nas unidades de saúde, o cidadão passará por um médico que avaliará o quadro, considerando que há critério clínico para o diagnóstico da Covid-19. Caso ainda necessite, o exame poderá ser realizado no mesmo local”, destaca o secretário.
O último dia de agendamento pelo 0800 647 0911 dos bombeiros será no domingo (6).