ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Durante época crítica, busca por apoio na prevenção do suicídio aumentou em 30%

Grupo Amor Vida é uma das organizações que prestam serviço gratuito por telefone às pessoas em crise

Aletheya Alves | 01/01/2021 09:44
Grupo Amor Vida está disponível durante todos os dias da semana, incluindo feriados. (Foto: Henrique Kawaminami)
Grupo Amor Vida está disponível durante todos os dias da semana, incluindo feriados. (Foto: Henrique Kawaminami)

Apenas entre janeiro e agosto de 2020, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) registrou 88 mortes por suicídio em Mato Grosso do Sul. Em dezembro e janeiro, durante período de festas, a busca por ajuda aumenta e com a pandemia, o cenário foi ainda mais intenso.

Presidente do GAV (Grupo Amor Vida), Roberto Sinai relata que houve aumento por pedidos de ajuda via ligação, durante a pandemia, em cerca de 30%. O Grupo realiza serviço gratuito de apoio emocional para pessoas em crise, com objetivo de prevenir suicídio.

Acentuado em dezembro, Roberto avalia o cenário como ainda mais complexo. “Ninguém está preparado para viver sem relacionamento como estamos neste ano. Então a busca por ajuda aumentou sim, todos nós fomos pegos de surpresa com a pandemia”, relata.

Também se adaptando às novas necessidades, o GAV está em trabalho remoto, mas continua ativo. De acordo com o presidente, os atendimentos por telefone continuam em ação durante todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. O horário de funcionamento é das 7h até 23h, sendo garantido anonimato e sigilo.

Os números disponíveis para contato são (67) 3383-4112, 99973-8682 e 99266-6560. Para mais informações é possível acessar o site grupoamorvida.ong. Mestrando em Psicologia, Tiago Salsa Corrêa, de 41 anos, explica que há subnotificação de casos, “estamos vivendo isso com a pandemia. Dificilmente estuda-se o que realmente está havendo no momento de crise”.

Há sete anos estudando sobre o tema, Tiago relata que é necessário se atentar ao contexto em que estamos vivendo e não apenas aos números divulgados. “Muitas pessoas estão em sofrimento, a gente não tem posição definida sobre vacina, as pessoas estão desempregadas, é tudo muito complicado”.

Além do GAV, outra opção é o CVV (Centro de Valorização da Vida), que possui opção online para quem precisa conversar com pessoas capacitadas. Clicando neste link é possível abrir chat no portal do Centro, contando com o anonimato. Outra alternativa é ligar no número 188, possibilitando atendimento gratuito.

Através do SUS também existe o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial. A lista completa de contatos em Mato Grosso do Sul está disponível neste link.

Nos siga no Google Notícias