ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em MS faltam 120 mil doses de vacina contra febre amarela e varicela

Quantidade é necessária para repor o estoque, que segue defasado no Estado

Por Antonio Bispo | 19/11/2024 09:36
Homem recebendo dose de imunizante (Foto: Marcos Maluf)
Homem recebendo dose de imunizante (Foto: Marcos Maluf)

Diversos tipos de vacina seguem em falta em todos os estados brasileiros, afetando diretamente a população que procura os postos de saúde para receber o imunizante. Em Mato Grosso do Sul, são necessárias 120 mil doses para repor os estoques das vacinas contra a febre amarela e varicela.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Brasil enfrenta uma grave escassez de vacinas, afetando a população que busca imunização nos postos de saúde. Em Mato Grosso do Sul, são necessárias 120 mil doses das vacinas contra febre amarela e varicela para repor os estoques. Após um desabastecimento de 15 dias das vacinas contra a covid-19, o estado recebeu 25,2 mil doses, mas a situação permanece crítica para a febre amarela, com uma demanda de 80 mil doses, e 40 mil para varicela. O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de crianças e adultos em diferentes faixas etárias, mas 14 estados também enfrentam problemas semelhantes de desabastecimento, com exceção do Rio de Janeiro em relação à varicela. A Secretaria Estadual de Saúde não respondeu sobre a previsão de normalização dessa situação.

No final de outubro, o Estado enfrentou, por 15 dias, desabastecimento das vacinas referentes à covid-19. Para conter o problema, foram recebidos 25,2 mil doses do imunizante e regularizou o estoque em Mato Grosso do Sul.

Entretanto, a situação segue crítica quanto à febre amarela, onde são necessárias 80 mil doses para normalizar o cenário. No caso da varicela, são 40 mil.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina contra a varicela deve ser aplicada a primeira dose em crianças com 12 meses de vida, e a segunda entre 15 e 24 meses de idade. O imunizante previne a doença, que é popularmente conhecida como catapora.

Já a vacina contra febre amarela deve ser aplicada em crianças que completaram quatro anos, pessoas de 5 a 59 anos que não tenham recebido nenhuma dose, ou aquelas que foram vacinadas antes de completarem 5 anos, recebendo uma nova aplicação como reforço.

Assim como Mato Grosso do Sul, outros 14 Estados enfrentam o mesmo problema de desabastecimento em relação à febre amarela. Quando à varicela, o cenário é ainda pior, em que apenas o Rio de Janeiro não apresenta falta do imunizante.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) foi procurada quanto à previsão de normalização do problema, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias