Em MS, só 7 cidades têm "nota boa" quando o assunto é isolamento social
Entre as cidades, a campeã no indice de pessoas que acatam a orientação das autoridades é Aral Moreira
Se fosse uma nota de escola, só sete dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul “passariam de ano” na disciplina isolamento social. Dados divulgados nesta segunda-feira pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) indicam que esse é o número de cidades na faixa verde do índice que mede o percentual de pessoas “em casa”, como pedem as autoridades para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Segundo os relatórios, Aral Moreira é a cidade com mais gente acatando a orientação, com índice de 61% de isolamento social. Depois, aparecem Caracol (58,3), Santa Rita do Pardo (55,6), Gloria de Dourados (55,1), Jaraguari, 55 e Douradina (54,5).
A sequência mostra todas as outras 72 cidades entre a faixa amarela, a laranja e a vermelha, que indica o percentual mais baixo.
Anaurilândia, na região do Bolsão, na divisa com o Paraná, tem menos gente acatando a orientação: com 34% dos moradores dentro de casa neste domingo (31). A cidade é fica na mesma região de Três Lagoas, que já teve cinco mortes por covid-19.
Considerando as capitais, Campo Grande amargou um segundo pior estágio, com índice de 45,6% de pessoas em seus domicílios.
Entre os estados, Mato Grosso do Sul segue nas piores posições, o que tem motivado apelos das autoridades. Neste domingo, o Estado foi o terceiro com índice de isolamento mais baixo no País, de 46,20%.
Os dados são obtidos a partir de geolocalização obtida de aplicativos de telefones celulares, de quem autoriza a verificação de local.
Veja como anda o isolamento nos bairros de Campo Grande e como está Mato Grosso do Sul no ranking nacional: