ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Em sete meses, índices de criminalidade caem em Mato Grosso do Sul

Segundo dados da Sejusp, as maiores reduções foram nos roubos seguidos de morte e nos feminicídios

Ana Paula Chuva | 09/08/2023 14:25
Em sete meses, índices de criminalidade caem em Mato Grosso do Sul
Viaturas da Polícia Civil estacionadas em frente à Delegacia-Geral (Foto: Divulgação | PCMS)

Levantamento da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) aponta que os 12 índices criminais monitorados pela pasta tiveram queda pelo terceiro mês consecutivo em Mato Grosso do Sul. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (9) e as maiores reduções foram nos roubos seguidos de morte (50%) e nos feminicídios (36%).

A análise compara o período de janeiro a julho deste ano e de 2022. Conforme o levantamento, as quedas expressivas também foram registradas nos furtos de veículos (22,3%), furtos a residências (17,9%), roubos em geral (14,2%) e roubos a comércios (12,2%). Os casos de homicídios dolosos caíram 8,3%.

Para o titular da Sejusp, Antonio Carlos Videira, a queda é reflexo dos investimentos feitos pelo Governo do Estado tanto em equipamentos como em insumos e capacitação.

Em Campo Grande, as maiores quedas foram nos crimes de latrocínio – roubo seguido de morte – (80%), furtos de veículos (30,5%) e furtos em residências (26,6%) e os roubos em residências (16,9%). Os feminicídios também caíram 16,7% e os homicídios, 13%.

 “Investir nas polícias é investir na sociedade que ganha, paz, tranquilidade e segurança para suas vidas e seus bens jurídicos”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel Filho

No interior dos 12 índices, 11 apresentaram queda nos primeiros sete meses do ano. A maior delas foi nos feminicídios (42,1%), seguido dos crimes de roubo de veículos (38,5%).

Na faixa de fronteira, a queda expressiva foi nos crimes contra o patrimônio. Os roubos de veículos tiveram redução de 37,6%, roubos ao comércio de 18,4%, roubos em geral 18,2% e  roubos em vias urbanas 10,1%. Já os homicídios caíram 11,5% na região fronteiriça.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias