ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Energia elétrica vai ficar mais barata em agosto com bandeira tarifária verde

Segundo Aneel, as condições favoráveis para geração de energia permitem a adoção da bandeira sem cobrança

Por Lucas Mamédio | 26/07/2024 17:09
Contas de junho tiveram acréscimo devido à chuva abaixo da média (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Contas de junho tiveram acréscimo devido à chuva abaixo da média (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Notícia boa, energia elétrica vai ficar mais barata em agosto. Isso porque a bandeira tarifária será verde, o que significa que as contas de luz dos consumidores não terão custo extra. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as condições favoráveis para geração de energia elétrica no país permitem a adoção da bandeira sem cobrança.

No mês passado, a Aneel tinha estabelecido bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos, por causa da previsão de chuva abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. O cálculo para acionamento de cada bandeira leva em conta principalmente o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, sem custo extra.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias