Ensino a distância força autoescolas a descredenciarem cursos especializados
Nesta semana, três Centros de Formação de Condutores deixaram de oferecer esse tipo de serviço
O EaD (Ensino a Distância) cada vez mais tem ganhado espaço oferecendo serviços que, normalmente, são vistos em autoescolas. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, os CFCs (Centro de Formação de Condutores) estão se descredenciando de cursos especializados, devido a este novo cenário. No Diário Oficial do Estado, publicado na quinta-feira (9), três deixaram de oferecer o serviço, sendo em Ponta Porã, Bataguassu e Mundo Novo.
Alguns dos cursos são: Mopp (Movimentação de Produtos Perigosos); motorista de coletivo; emergencial, mototáxi; carga perigosa; entre outros.
Segundo o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), a explicação para esses descredenciamentos é justamente pelo espaço que o EaD tem conquistado, principalmente, no interior do Estado.
“Não quer dizer que os estabelecimentos estão fechando, o que estão fechando são os cursos especializados, que estão sendo oferecidos por EaD”, diz a explicação.
O presidente do Sindcfc/MS (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Mato Grosso do Sul), Henrique Fernandes, explica sobre o que é o descredenciamento.
“Não é fechamento de CFC e sim fechamento de curso específico. Esses não quiseram mais renovar o credenciamento para terem o direito de aplicar os cursos especializados. Existe um credenciamento especial”, informou.
A autoescola Azevedo trabalha com esta modalidade desde o período da pandemia para quem quer tirar a primeira habilitação. Além disso, também tem parceria com outros locais que oferecem curso especializado, captando os alunos e fazendo cadastro.
Segundo o proprietário Natalício Azevedo, a procura tem ficado empatada com o curso presencial.
“A procura em relação ao curso teórico presencial está 50% e os outros 50 para o on-line. É uma plataforma credenciada pelo Detran e a gente compra desse serviço. O aluno que prefere fazer o curso on-line é passado um link para fazer”, explicou.
Como em todo Centro de Formação, após concluir a carga horária de 45 horas/aula, é aplicado um simulado presencial na autoescola e depois a prova presencial no Detran.
Ainda conforme Natalício, a aceitação por parte dos alunos tem sido boa. “Especialmente de manhã, o pessoal não é muito fã de acordar cedo. A pessoa pode assistir de casa, tranquilo, mas também tem que contar com a colaboração do candidato, pois o curso é monitorado, fiscalizado pelo Detran”, pontuou.
Resolução – Os cursos das autoescolas, de forma on-line, foram autorizados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), por meio da Resolução n° 928, de março de 2022.
Curso de Atualização para Renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação); Curso de Reciclagem para Condutores Infratores; Curso Preventivo de Reciclagem; e cursos especializados de capacitação e atualização foram os liberados.
Fechamento de autoescolas – Além da divulgação do descredenciamento de cursos especializados no Diário Oficial, também foi publicado o fechamento de uma autoescola, em Campo Grande.
Conforme informado pelo Detran, de 2019 a 2023, foram fechadas 21 autoescolas em Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.