ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Exames para covid-19 duplicam e MS é o que mais testa no País, diz secretário

No mês de julho, testagem passou de 3,2 mil para 7,5 mil por semana

Tainá Jara | 19/07/2020 13:02
Lacen está funcionando 24h para atender a alta demanda de testes (Foto: Divulgação/SES)
Lacen está funcionando 24h para atender a alta demanda de testes (Foto: Divulgação/SES)

A testagem de mostras para verificar as contaminações pelo novo coronavírus saltaram de 3,2 mil para 7,5 mil por semana, durante o mês de junho, em Mato Grosso do Sul. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, o Estado esta entre os que mais testa no País.

“Conseguimos ampliar e muito a testagem do Mato Grosso do Sul. A partir de junho, quando a doença teve um crescimento maior, nós duplicamos a média semanal de exames que tínhamos no mês de junho. Então, de 3,2 mil exames, já atingimos 7,5 mil exames por semana, que é um recorde que nos faz hoje um dos estados que mais testa no País, inclusive sendo elogiado pelas grandes consultorias na área de saúde no País”, ressaltou o secretário.

Conforme o boletim divulgado neste domingo, foram 84,8 mil casos notificados no Estado, sendo que 2,3 mil mostras ainda estão em análise no Lacen (Laboratório Central). De acordo com a secretaria adjunta de Saúde, Cristhine Maymone, 999 mostras foram liberadas neste sábado, e outras 1,6 mil na sexta-feira.

Fila no dia 10, quando começaram as testagens noturnas na Capital, na Escola Lucia Martins Coelho)
Fila no dia 10, quando começaram as testagens noturnas na Capital, na Escola Lucia Martins Coelho)

Ainda precisam ser encerrados 5,7 mil casos e 60,3 mil foram descartados. Os casos confirmados chegaram a 16.403, destes 53,8% foram dos testes RT-PCR, ou seja, testes de biologia molecular, que identificam a doença no seu início e são considerados “padrão ouro”, como classificou a adjunta.

Entre os dias 1º de junho e 18 de julho, foram realizados 29.533. Em 7.027 o novo coronavírus foi detectado, em 22.441 ele não foi identificado e em 65 o resultado foi inconclusivo. Pessoas entre 40 e 59 foram as que mais testaram. Foram 8.978, nessa faixa de idade, que procuram fazer o exame.

De ontem para hoje, foram registrados 397 novos casos na Capital, um incremento de 2,5%, sendo 224 em Campo Grande. As mortes no Estado já chegam a 222.

Nos siga no Google Notícias