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Cidades

FAB repassa ao governo de MS jato de 33 anos, herança do Bamerindus

Aeronave é a única deste modelo na frota e já está no Aeroporto Santa Marina à disposição da Casa Militar

Por Gabriela Couto | 15/01/2024 15:37
Único jato executivo da FAB com pintura no padrão de camuflagem cinza tático foi repassado ao governo do Estado (Foto: FAB)
Único jato executivo da FAB com pintura no padrão de camuflagem cinza tático foi repassado ao governo do Estado (Foto: FAB)

Já está em solo sul-mato-grossense o novo jato da frota do Governo do Estado. A aeronave do modelo Learjet 55C está no hangar do Aeroporto Santa Marina desde ondem (14), à disposição da CTA (Coordenadoria de Transporte Aéreo), órgão subordinado à Casa Militar Estadual e responsável por gerenciar as aeronaves de Mato Grosso do Sul.

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) estava há mais de três anos sem voar, guardado na sede do Esquadrão Guará, na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, esperando um novo destino. Este era o único modelo de jato executivo da frota nacional e foi oficialmente repassado ao Governo do Estado.

A história dessa aeronave na frota da FAB começou há mais de 25 anos, quando o Governo Federal interveio no então Banco Bamerindus, confiscando parte dos seus bens. O jato integrava o patrimônio da empresa em 1997.

Fabricado em 1989, o Learjet 55C foi oficialmente entregue para o GTE (Grupo de Transporte Especial) da FAB, em junho de 1998, onde recebeu a designação VU-55 e a matrícula militar FAB 6100.

Com a padronização da frota do GTE com aeronaves da Embraer, em 2012 o jato foi transferido para o 6º ETA “Esquadrão Guará”. Pouco mais de um ano depois, em 2013, ele foi retirado de operação e enviado para o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, onde passaria por uma inspeção de grande porte programada.

Como se tratava de um modelo único na frota da FAB, e com apenas 147 unidades fabricadas entre 1989 e 1993, o Comando da Aeronáutica optou por terceirizar a revisão do Learjet 55C afim de viabilizar os trabalhos e reduzir custos.

Mesmo assim, questões licitatórias, técnicas e logísticas atrasaram o tempo de parada da aeronave que ficou fora de serviço por quase cinco anos. Depois de aproximadamente oito meses em revisão, o Learjet 55C retornou oficialmente para a frota do 6º ETA, com a designação U-55C e uma nova pintura no padrão de camuflagem cinza tático.

Cumprindo um cronograma de gerenciamento de frota, em meados de 2020, a FAB retirou de serviço os últimos jatos modelo Learjet, o que incluiu o 6100 que havia parado alguns meses antes. Ele foi mantido em estado de preservação até que fosse destinado para Mato Grosso do Sul.

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