ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Falso médico usa número de MS para dar golpe em pacientes do SUS

Suspeito procurou familiares pedindo quantias em dinheiro para realizar supostos exames

Por Antonio Bispo | 21/01/2025 06:15
Falso médico usa número de MS para dar golpe em pacientes do SUS
Mensagens enviadas às vítimas pelo golpista (Foto: Divulgação/Rede Social)

Falso médico que se identifica como “Dr. Eduardo Medeiros”, com número de Mato Grosso do Sul, tem tentado aplicar golpes em familiares de pacientes internados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em Betim (MG). Ao menos cinco famílias foram alvos do golpista.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um falso médico, identificado como “Dr. Eduardo Medeiros”, tem aplicado golpes em familiares de pacientes internados pelo SUS em Betim (MG), solicitando transferências de dinheiro via Pix para procedimentos urgentes. Até agora, cinco famílias foram contatadas, mas nenhuma delas transferiu valores, pois questionaram a urgência com os profissionais de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Betim registrou tentativas semelhantes em outras cidades e investiga como o golpista obteve dados sigilosos dos pacientes. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais.

No relato feito pelas vítimas, o “médico” entrou em contato por mensagem de aplicativo e ligações telefônicas, solicitando a transferência de dinheiro via Pix para que procedimentos urgentes fossem realizados nos pacientes internados.

A denúncia foi realizada à Secretaria Municipal de Saúde de Betim, que informou ter identificado ao menos quatro casos com pessoas que recebiam atendimento médico em duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana, nenhuma das vítimas chegou a transferir a quantia solicitada, pois alguns deles ainda estavam no interior da unidade de saúde e questionaram os profissionais sobre o pedido.

“Um dos familiares que foi contatado estava indo para casa tomar banho, um momento de descanso. Ele voltou imediatamente e informou: acabei de chegar aqui na unidade, vou esclarecer essa história, já que estava até então na unidade de saúde e em nenhum momento me foi solicitado nada disso, nem informado dessa urgência, como se o paciente tivesse agravado. Então, graças a Deus, nós tivemos a felicidade de todos eles procurarem a nossa gerência e esclarecer adequadamente, razão pela qual acreditamos que não foi registrado em nenhuma situação de realização da transferência”, disse Jaqueline à imprensa local.

Ainda de acordo com a responsável pela saúde no município, há registro da mesma tentativa de golpe, pelo mesmo falso médico, nas cidades de Curvelo e Igarapé. A secretaria vai investigar, agora, como o golpista teve acesso aos dados de pacientes, que são sigilosos.

A reportagem tentou contato com o número utilizado pelo suposto médico, mas a ligação não foi atendida. O caso será investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias