Fluxo intenso, caminhões e obras exigem atenção em feriado na estrada
Na BR-262, trabalhadores fazem reparos na pista e veículos formam fila em espera para passar
Feriado nacional de Tiradentes, a sexta-feira (21) tem movimento intenso na estrada que leva para diversos destinos turísticos da Serra de Maracaju ao Pantanal. Na BR-262, os condutores têm que ter paciência e ficar bem atentos com obras na pista.
Iniciada na quinta-feira (20), a operação especial já fiscalizou 1,3 mil pessoas nas 11 rodovias federais que passam por Mato Grosso do Sul.
Quem escolheu pegar a estrada tem que ter atenção redobrada, não só por conta do aumento do fluxo de veículos. Um exemplo é na BR-262, em que homens trabalham na pista na altura do km 434, entre distrito de Camisão e a parada conhecida como Redondo, pouco antes dos distritos de Palmeiras e Dois Irmãos do Buriti.
Nesta manhã, placas indicam “pare a 200 metros” e, em seguida, o trânsito flui no sistema “pare e siga”. Enquanto trabalhadores fazem recapeamento em uma faixa, os condutores se revezam na outra. Na espera, se formam filas, inclusive de caminhões. Neste trecho, não há restrição de tráfego para veículos pesados e a rodovia é regularmente usada para transporte de minério.
Restrições - Das 6h às 12h de hoje e das 16h às 22h de domingo (23), há restrições na BR-163, entre o km 77,9 (Itaquiraí) e 252,5 (Dourados) e entre o km 281,3 (Dourados) e 832,2 (Sonora). Na BR-262, a restrição é entre o km 9,1 (Três Lagoas) e 556,8 (Miranda).
Não podem transitar nesses locais e horários veículos ou combinações de veículos, passíveis ou não de AET (Autorização Especial de Trânsito) ou AE (Autorização Específica), cujo peso e dimensões excedam os limites de 2,6 metros de largura, 4,4m de altura, 19,8m de comprimento e 57 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado).
Operação Tiradentes - A PRF fiscalizou até ontem (20) 1092 veículos; fez 719 testes de alcoolemia; apreendeu 10.260 maços de cigarro; 20 quilos de cocaína; e 59,25 kg de maconha/skunk.
Duas pessoas foram detidas por crime de trânsito e outras 14 por demais crimes. Os policiais aplicaram 368 autos de infração. Foram 9 autos por alcoolemia e 11 por ultrapassagem.
Foram registrados quatro acidentes, sendo um grave, porém sem mortes. A PRF recolheu três veículos e recuperou outros três.
O feriadão também serviu de atividade de atualização de agentes da PRF. No posto em Terenos, policiais fazem fiscalização da Operação Temática de Fiscalização de Trânsito.
Até segunda-feira (24), eles fazem nivelamento teórico e prático sobre motocicletas; ultrapassagens forçadas ou proibidas; alteração de características nos veículos; uso do cinto de segurança e transporte seguro de crianças; equipamentos obrigatórios e específicos; e o uso de celular com o veículo em movimento.