ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo fará obra de R$ 6 milhões para ampliar prédio do Lacen

Obra no prédio terá um novo bloco com dois pavimentos, que vai contar com 2.078 metros quadrados construídos

Leonardo Rocha | 25/03/2020 11:30

O governo estadual fará obra no valor de R$ 6,7 milhões para ampliar prédio do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de MS), que é o principal na realização de exames sobre novo coronavírus. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Saúde e a próxima etapa será a fase de licitação.

Sede do Lacen, em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Sede do Lacen, em Campo Grande (Foto: Arquivo)

De acordo com a assessoria da SES (Secretaria Estadual de Saúde), a obra de ampliação será de um novo bloco da unidade, que vai contar com dois pavimentos. O primeiro terá nova recepção, local para arquivos de resultados de exames, câmara fria, refeitório, salas de controle de qualidade, produção e descarte de resíduos, entre outros.

Já no segundo (pavimento) ficará a parte administrativa, novos laboratórios, salas de refrigeração, alimento ambiental, assim como outras dependências. De acordo com a pasta, a intenção é ampliar os laboratórios que tratam de análise de produtos e meio ambiente. A informação é que a obra já estava prevista, antes da pandemia de coronavírus.

Os recursos para ampliar o laboratório serão por meio de emenda federal, com contrapartida do Estado. “Já era um projeto antigo, antes da pandemia, nossa intenção é que se amplie os laboratórios, para fazer os exames aqui e não mandar nada para fora”, disse o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

 O atual prédio do Lacen, que fica em Campo Grande, conta com uma área construída de 3.767 metros quadrados e o novo bloco vai dispor de 2.078 (metros quadrados). Ele é o centro regional para diagnósticos e de análise de produtos, tendo realizado no ano passado 170 mil exames, em 48 modalidades diferentes.

O laboratório é o centro de referência para os exames de coronavírus em Mato Grosso do Sul, que já teve 24 casos confirmados no Estado, sendo 22 em Campo Grande, um em Sidrolândia e outro na cidade de Ponta Porã.

Nos siga no Google Notícias