Governo paraguaio comemora avanço em trecho estratégico da Rota Biocênica
O projeto está dividido em quatro lotes, executados por diferentes consórcios de construção
O trecho 3 da Rota Bioceânica, que conecta Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, na região oeste do Paraguai, teve avanço significativo nas obras dos quatro lotes, anunciou o governo paraguaio. O trecho tem um total de 224 quilômetros. Já estão em andamento, além do trajeto principal, começaram as obras de melhorias, como acessos, travessias urbanas e sistemas de drenagem em pontos-chave, que deve transformar a infraestrutura regional.
O projeto está dividido em quatro lotes, executados por diferentes consórcios de construção e com investimentos significativos. Lote 1: Gerido pelo Consórcio Pacífico. Lote 2: Sob responsabilidade do Consórcio Chaqueño del Norte. Lote 3: Liderado pela CDD Construcciones e lote 4: Executado pelo Consórcio TCR.
Impacto econômico- Os benefícios do corredor rodoviário vão muito além do Paraguai. Com cerca de 1.000 empregos diretos gerados durante a construção e um impacto indireto para mais de 225.000 pessoas, a obra simboliza um avanço significativo para a economia do Chaco.
Além disso, a Rota Bioceânica será um eixo vital no comércio internacional, conectando os portos brasileiros de Santos aos portos chilenos de Iquique, Mejillones e Antofagasta. A rota completa, que terá mais de 8 mil quilômetros de extensão, posicionará o Paraguai como um elo essencial na integração econômica sul-americana, dinamizando o comércio e fortalecendo a competitividade regional.
O corredor rodoviário com extensão de 2.396 quilômetros liga os dois maiores oceanos do planeta, do Atlântico ao Pacífico pelos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.