ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Governo reforça que máscara continua obrigatória em locais fechados

Medida vale para todo o MS; em locais sem aglomeração e abertos, o uso continua opcional

Anahi Zurutuza | 03/11/2021 15:08
Lojas devem exigir que clientes usem máscaras (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Lojas devem exigir que clientes usem máscaras (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Depois que declaração do presidente do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) e secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, deixou dúvidas sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em Mato Grosso do Sul, durante live na manhã de hoje (3), o Governo do Estado emitiu comunicado informando que o decreto nº 15.456, de 18 de junho de 2020, continua em vigor.

Permanece obrigatório, portanto, o uso de máscaras em ambientes fechados, como shoppings, supermercados, comércios. O decreto também exige que usuários do transporte coletivo estejam com o equipamento de proteção contra o coronavírus.

No Estado, nunca houve exigência para que a população usasse máscaras nas ruas.

Durante coletiva de imprensa, transmitida ao vivo na página oficial do Governo do Estado, Riedel falou em “recomendação” do uso do dispositivo de segurança, o que confundiu muita gente e também veículos de comunicação.

Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, com base nas declarações do secretário, o uso de máscaras “em órgãos, instituições e entidades públicas, estabelecimentos privados acessíveis ao público e meios de transporte coletivo” permanece obrigatório.

De acordo com o decreto, os estabelecimentos poderão impedir a entrada de pessoas sem a proteção facial ou oferecer máscaras, condicionando o uso do equipamento à permanência no local. O mesmo vale para as empresas que operam o transporte coletivo nas cidades ou linhas intermunicipais e interestaduais.

Na nota, a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a importância da proteção. “Precisamos continuar tomando os cuidados necessários na prevenção à covid-19. Não é o momento de retirar o uso das máscaras”.

*O Campo Grande News corrigiu a matéria divulgada anteriormente.

Nos siga no Google Notícias