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Cidades

Governo vai investir em pavimentação de concreto nas rodovias de MS

Apesar de ser mais caro, novo modelo promete aumentar a vida útil do pavimento de 10 para 30 anos

Jhefferson Gamarra | 26/06/2023 14:02
Situação de trecho da BR-262 em Água Clara (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Situação de trecho da BR-262 em Água Clara (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A revitalização das estradas de Mato Grosso do Sul será prioridade do governo a partir do próximo quadrimestre. A afirmação foi feita pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, após reunião com o governador Eduardo Riedel, realizada na sexta-feira (23).

De acordo com o titular da pasta, com a expansão industrial do Estado, principalmente no ramo da celulose e minério, o governo pretende investir na construção de estradas de concreto, por serem mais resistentes ao peso dos grandes veículos e às alterações climáticas. Apesar de ser mais caro, o novo revestimento promete aumentar a vida útil do pavimento em 20 anos.

Secretário de Infraestrutura e logística Helio Peluffo durante coletiva de imprensa (Foto: Marcos Maluf)
Secretário de Infraestrutura e logística Helio Peluffo durante coletiva de imprensa (Foto: Marcos Maluf)

“Estamos em um cenário em que o Estado cresce muito e com isso os pavimentos precisam ser muito mais robustos para atender a demanda do mercado. Com isso, o governador nos determinou um novo modelo, que é o pavimento rígido. Vamos modelar e iniciar alguns pavimentos rígidos que são de concreto. Eles são mais caros, de 20% a 25%, mas saímos de uma durabilidade de 10 para 30 anos. Isso está dentro da Seilog a pedido do governador, então vamos implantar isso rapidamente”, anunciou o secretário.

Em conjunto com a nova modelagem, o Executivo estadual irá investir em um sistema de gerência de pavimentos, com ações e ferramentas para auxiliar as tomadas de decisões e estratégias para construir, avaliar e manter os pavimentos em uma condição funcional aceitável por mais tempo.

“Precisamos saber em que momento temos que interferir nas rodovias e quais as interferências devemos fazer, se você interfere no pavimento no momento e hora certa, há uma sobrevida. Nós muitas vezes estamos interferindo depois que o pavimento acabou, quando você tem um gerenciamento, você sabe o momento exato de interferir”, frisou Peluffo. “O Estado é grande, então no próximo quadrimestre isso estará na praça”, finalizou.

Atualmente, sistemas de gerenciamento e pavimento de concreto estão implantados e operando em concessionárias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

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