ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Helicóptero "Esquilo" chega a MS para ajudar a combater crimes na fronteira

Aeronave poderá localizar pessoas ou veículos pelo calor e será equipada com farol para ações noturnas

Ana Oshiro | 24/06/2022 10:09
Helicóptero "Esquilo" chega a MS para ajudar a combater crimes na fronteira
Helicóptero modelo AS350-B3, conhecido como "Esquilo" já está em MS (Foto: Divulgação)

Equipado com um imageador térmico, permitindo a localização de pessoas ou objetos através do calor, chegou em Mato Grosso do Sul um dos helicópteros comprados pelo governo estadual para auxiliar no combate ao crime na fronteira do Estado. Até o final de 2022 outro helicóptero será entregue e vai atender a diversas forças de segurança, como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.

Conhecido como "Esquilo", o helicóptero modelo AS350-B3 poderá entrar em operação assim que os trâmites administrativos junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) forem finalizados. Foram investidos R$ 64 milhões na compra dos helicópteros.

“Este é um equipamento que permite a localização de pessoas ou veículos pelo calor do corpo, o que chamamos de flir. Além disso, o helicóptero estará equipado com farol de busca para ações noturnas e ainda com outros equipamentos para resgate aeromédico, caso seja necessário”, explicou o comandante da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo), coronel Rosalino Gimenez Filho.

Helicóptero "Esquilo" chega a MS para ajudar a combater crimes na fronteira
Heliponto com capacidade para suportar aeronaves de até 6 toneladas está em construção (Foto: Divulgação)

Para atender ao novo reforço de policiamento, um heliponto está em construção na nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). O local terá 25,5mx25,5m, com capacidade para suportar aeronaves de até 6 toneladas.

Cumprindo o cronograma inicial das obras, a nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em Dourados, será entregue em agosto deste ano. Mais de 90% do projeto já foi concluído. O prédio, que terá 1.434 m², será erguido em um terreno de 17.400 m² na Marginal Guaicurus, conhecida como prolongamento da Rua Coronel Ponciano.

A sede contará com heliponto, auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. A unidade policial ainda terá salas de logística, inteligência, investigação e cartórios, entre outras.

Helicóptero "Esquilo" chega a MS para ajudar a combater crimes na fronteira
Nova sede do DOF, em Dourados, será entregue em agosto deste ano (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias