ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  07    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Mato Grosso do Sul recebe R$ 1,7 milhão para o combate da tuberculose

Em 2022, Estado estava entre os três com maiores coeficientes de mortalidade da doença

Por Kamila Alcântara | 07/08/2024 18:56
Médica analise exames de imagem do pulmão de um paciente (Foto: Reuters/Amanda Perobelli)
Médica analise exames de imagem do pulmão de um paciente (Foto: Reuters/Amanda Perobelli)

O Ministério da Saúde anunciou o envio de R$5,3 milhões para o combate a doenças infecciosas, incluindo HIV/aids, tuberculose, hepatites virais e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Desse valor, $1,7 milhão serão aplicados exclusivamente no combate à tuberculose.

O repasse foi oficializado em uma portaria, do dia 30 de julho. O Governo deverá encaminhar, no prazo de 60 dias, a definição dos valores a serem repassados aos municípios. O investimento faz parte do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde do Grupo de Vigilância em Saúde e será dividido em doze parcelas, com retroativo a contar de janeiro de 2024.

Em 2022, foram 1,8 mil diagnósticos de tuberculose no MS, sendo um dos três Estado com maiores coeficientes de mortalidade no país, com cerca de 3,9 óbitos por 100 mil habitantes. Já no ano passado, segundo o último boletim epidemiológico do Ministério, aumentou para quase 2 mil diagnósticos da doença.

A definição dos recursos a serem repassados para estados e Distrito Federal foi proposta de acordo com a proporção de casos novos de tuberculose de cada unidade federada em relação ao total notificado no país.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias