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Cidades

Não adianta enviar e-mail, INSS alerta que só atende por canais oficiais

Instituto soltou comunicado sobre erros cometidos pelos segurados na hora de solicitar serviços

Por Jéssica Fernandes | 24/01/2025 12:24
Não adianta enviar e-mail, INSS alerta que só atende por canais oficiais
Canais de atendimento divulgados pelo INSS na quinta-feira. (Foto: INSS)

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) reforçou na quinta-feira (23) que não pede ou recebe documentos através das redes sociais. O instituto alerta que não atende pelo canal e que o segurado tem apenas dois meios oficiais para fazer solicitações e consultas.

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O INSS alertou que não utiliza redes sociais ou e-mail para atendimento, recebimento de documentos ou solicitações, enfatizando que apenas o aplicativo/site Meu INSS e a Central 135 (7h às 22h, seg a sáb) são canais oficiais. O instituto desmentiu notícias falsas sobre concurso público em 2025, afirmando que a solicitação de vagas ao Ministério da Gestão ainda não foi feita. Aproximadamente 353 aprovados no concurso de 2022 serão convocados em breve.

"O maior problema de enviar para o lugar errado é achar que cumpriu exigência ou deu entrada em um requerimento e não ter o benefício concedido", afirma o INSS.

Além do risco de golpe, o encaminhamento de informações pessoais por e-mail ou rede social também não é levado em consideração como forma de protocolar serviços de nenhuma natureza.

Ou seja, o segurado tem apenas dois canais para fazer solicitações, consultar extratos, acompanhar processos e enviar documentos para cumprir exigências. Pela internet, é preciso acessar o Meu INSS, aplicativo ou site. Quem sentir dificuldades ou preferir, pode ligar para a Central 135 das 7h às 22h (Horário de Brasília) de segunda a sábado. Outro caminho é procurar diretamente nas agências presenciais.

O alerta do INSS divulgado nas redes sociais veio acompanhado de um relato onde é mencionado que diversas pessoas têm procurado os canais errados. "O INSS tem recebido inúmeros e-mails e mensagens nas redes sociais com solicitação de serviços, atendimento, cumprimento de exigência, entre outras questões. No entanto, o INSS não atende nem por e-mail, nem por redes sociais".

Fake news - Em outro alerta, o instituto repercutiu notícias falsas sobre concurso público para o órgão previdenciário em 2025. Segundo informações da Folha de São Paulo, em nota, o INSS tratou sobre o assunto.

"A realização de concurso para analista depende de avaliação e autorização do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). A solicitação de vagas, no entanto, ainda não foi enviada ao ministério. Portanto, não se pode afirmar que haverá concurso ainda em 2025 e o salário oferecido".

Nos próximos dias, 353 aprovados no certame de 2022 deverão ser chamados. Desse total, 300 são do quadro excedente e outros 53 visam ocupar vagas de servidores empossados no ano passado que passaram em outro concurso e foram desligados do INSS.

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