ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Apesar de prorrogações, 20% não conseguem tirar CNH tentada desde a pandemia

De 216.591 processos de habilitação, 20% não foram concluídos, muitos, com interrupções desde a pandemia

Por Cassia Modena | 03/04/2025 09:35
Apesar de prorrogações, 20% não conseguem tirar CNH tentada desde a pandemia
Candidato fazendo exame prático de moto no pátio do Detran, em dia de mutirão (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Cerca de 80% das pessoas que começaram entre 2019 a 2023 a tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em alguma autoescola de Mato Grosso do Sul e tiveram o prazo estendido até 31 de março deste ano para concluir o processo, tiveram sucesso e estão agora com o documento sonhado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Cerca de 80% dos candidatos que iniciaram o processo para obter a primeira CNH em Mato Grosso do Sul entre 2019 e 2023 conseguiram concluir o processo, apesar das prorrogações devido à pandemia. No entanto, 20% tiveram seus processos anulados. O Detran/MS divulgou que 216.591 processos foram abertos em 2019, mas 43.601 foram cancelados. A pandemia interrompeu etapas, e mesmo com prorrogações, muitos não continuaram. A gerente de exames do Detran, Lina Zeinab, destaca que a falta de continuidade foi um problema, mas 80% de sucesso é positivo. Mutirões de exames foram realizados para ajudar os candidatos.

Os outros 20% não conseguiram e tiveram o processo de habilitação excluído do sistema nacional da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) em 31 de dezembro de 2024 (quem não havia concluído todas as aulas práticas) e em 31 de março de 2025 (quem não fez ou não passou no exame prático).

Foram cinco anos de prazo, no total, no caso dos que abriram o processo há mais tempo.

Segundo dados que o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) divulgou hoje (3), foram abertos 216.591 processos em 2019. Desses, 43.601 foram anulados e 172.990 viraram CNHs.

Motivos - Houve seis prorrogações no total, sendo a primeira em 2020 e a última em 2024. O prazo normal para concluir um processo de CNH é de um ano.

Para a gerente de exames do Detran/MS, Lina Zeinab, uma das razões para os mais de 43 mil não terem atingido o objetivo, é a interrupção das etapas forçada pela pandemia.

"Em conversa com os centros de formação de condutores, o que nós percebemos é que teve muitos que concluíram as aulas que começaram lá atrás, mas ficaram com restante do processo parado por algum tempo. Mesmo sabendo da prorrogação, não houve uma continuidade", explica.

Apesar de prorrogações, 20% não conseguem tirar CNH tentada desde a pandemia
Candidato se prepara para iniciar prova de baliza (Foto: Juliano Almeida/Arquivo)

Quanto ao reajuste dos valores das aulas nas autoescolas após a pandemia ser possível razão da desistência, a gerente não descarta, mas afirma que essa pesquisa de impacto tem que ser feita pelas empresas.

Ela acredita que a falta de informação sobre as prorrogações não seja um outro fator. "Foi amplamente divulgado nas mídias, no site do Detran e nós mandamos e-mails avisando o candidato da prorrogação, sempre orientando que não deixasse para última hora", fala.

Positivo - Lina considera o resultado final positivo, diante dos 80% em aprovações.

"Ficamos satisfeitos porque vimos que um grande número de pessoas conseguiu concluir", afirma.

Para atender esses candidatos, o Detran fez mutirões de exames práticos aos finais de semana e feriados. Cerca de 16 mil foram agendados só em dezembro de 2024, destaca a gerente.

Pessoas que não concluíram o processo não poderão aproveitar o perdido. Será preciso começar um outro do zero.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias