Novos 15 respiradores chegam amanhã para fortalecer rede de combate à covid-19
Estado já recebeu 39 equipamentos desde o início da pandemia e espera mais 150 comprados em regime de urgência
A rede de saúde de Mato Grosso do Sul recebe amanhã mais 15 respiradores para fortalecer a assistência médica aos pacientes graves de covid-19. Os equipamentos são uma doação da Suzano, indústria de celulose, que também doará 20 mil máscaras.
A chegada está prevista para as 11h45 na Ala 5 da Base Aérea de Campo Grande e então os aparelhos serão transportados para o Almoxarifado da SES (Secretaria de Estado de Saúde), localizado na Rua Araçá, 1495, bairro Morada Verde.
Com a chegada dos aparelhos, o Estado contará com 39 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), já que dez respiradores chegaram em MS encaminhados pelo Ministério da Saúde e já estão montados no HRMS (Hospital Regional Rosa Pedrossian) e outros três foram consertados pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).
Há ainda outros 11 comprados pela secretaria, sendo que três foram instalados no HRMS, outros três enviados para a cidade de Costa Rica e cinco para Corumbá. Os respiradores são o principal item de um leito de UTI, garantindo a respiração do paciente grave.
O governo ainda abriu processo de compra para mais 150 equipamentos, cuja entrega ainda não está definida porque depende da fabricação do equipamento pelo fornecedor. A compra foi feita de forma emergencial, mas aguarda envio do fornecedor.
De acordo com a SES, em todo Estado, são 990 respiradores, mas somente 515 são usados em leitos de UTI. Os demais estão em leitos clínicos ou em Prontos Atendimentos, como nos postos 24 horas ou Pronto Socorro de hospitais.
Com os novos que já chegaram e previstos, serão, ao todo, 1179 respiradores para atendimento de casos graves, incluindo a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), causada pela covid-19.
VENTILADORES – O governo do Estado, através da SES, informou ainda que foram comprados 25 ventiladores portáteis, usados em casos menos graves de SRAG. Dez deles estão no HRMS e os demais, sendo usados conforme a demanda.
Matéria editada às 17h45 para acréscimo de informações.