Projetos culturais para o Festival de Bonito podem receber até R$ 6,8 milhões
As inscrições abertas nesta quarta-feira (17), seguem até 16 de maio

O Festival de Inverno de Bonito começou a receber inscrições de projetos culturais interessados em participar da edição deste ano, que será realizada entre os dias 21 e 24 de agosto. Conforme edital publicado nesta quarta-feira (16) pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), a seleção prevê repasse de até R$ 6,8 milhões.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com o documento, a escolha dos projetos será feita por meio de um Termo de Colaboração. A seleção é voltada exclusivamente para entidades sem fins lucrativos com atuação comprovada na área cultural.
Conforme previsto no edital, serão contratados artistas nacionais e regionais para apresentações de dança, musicais, teatro, circo, batalhas de hip hop, Vogue Femme — modalidade de dança urbana —, além de exposição virtual. Também estão previstas ações voltadas à acessibilidade e valorização de saberes tradicionais, com destaque para comunidades indígenas e afro-brasileiras.
Durante o festival, o público poderá participar de oficinas de artesanato e moda, atividades infantis, exposições visuais, palestras com convidados nacionais e regionais, além de propostas voltadas à descarbonização, contação de histórias, entre outras atrações.
O edital também prevê contratações específicas, como tradutores de Libras, produtores culturais, engenheiros, arquitetos, equipe de comunicação, motoristas e apresentadores.
As inscrições, abertas nesta quarta-feira (17), seguem até 16 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela plataforma de editais Prosas.
Sobre a seleção - O processo seletivo será dividido em duas fases: análise dos projetos e habilitação das entidades classificadas. A avaliação será feita por uma comissão formada por especialistas indicados pelo poder público e pelo Conselho Estadual de Políticas Culturais.
Os interessados deverão comprovar atuação cultural e experiência mínima de dois anos na realização de projetos similares. O plano de trabalho deve conter metas, cronograma, orçamento detalhado e justificativa técnica.
A comissão avaliadora considerará critérios como mérito cultural, criatividade, coerência, capacidade técnica e adequação à estrutura exigida. Apenas os projetos que atingirem, no mínimo, 70% da pontuação prevista serão aprovados para participar do festival.
O resultado preliminar será divulgado em 23 de maio, com pareceres e notas. O prazo para interposição de recursos será entre os dias 26 e 30 de maio. Já o resultado final está previsto para 23 de junho. A formalização da parceria deverá ocorrer a partir de 7 de julho.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.