Outros 4 municípios de MS também prorrogam toque de recolher só até segunda
Governo estadual deixou de recomendar aos municípios que adotem essa medida
O governo de Mato Grosso do Sul deixou de recomendar o toque de recolher para reduzir casos de covid-19, mas, pela lei, municípios podem definir as próprias regras. Nesse sentido, pelo menos três cidades sul-mato-grossenses já oficializaram que vão seguir essa flexibilização e quatro só prorrogaram a medida até segunda-feira, quando cai a determinação do Estado.
De acordo com as últimas três edições do Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), publicadas após a decisão do governo estadual, Caracol e Bonito revogarão, a partir da próxima segunda-feira (23), os respectivos decretos que definiam a medida restritiva - além desses, assim como Campo Grande.
Além disso, ao menos quatro cidades prorrogaram a decisão, com horário de vigência inalterado ou modificado, mas só até a segunda. Bodoquena prorrogou em decreto hoje, a restrição, enquanto Camapuã alterou o horário de início para a partir da meia-noite. Mas em ambos os casos, isso vale até segunda-feira, quando acaba o toque de recolher.
Liberações - Três Lagoas é outra cidade que publicou no documento de quarta-feira, que deverá permanecer com essa medida, também entre meia-noite e 5h, só até o dia 21.
Texto do dia 13 de agosto também trouxe outros tipos de liberações na cidade, tais como "jogos de mesa", como sinuca ou bilhar, além da não obrigatoriedade de aferição de temperatura de pessoas em estabelecimentos. Outras atividades foram liberadas, como eventos esportivos, e eventos em geral com até 350 pessoas.
Pode ser removido - Por fim, a prefeitura de Corumbá prorrogou até a próxima segunda-feira (23), todas as medidas restritivas impostas anteriormente para o município. A decisão está no diário oficial do município, que define toque de recolher a partir as 23h, assim como outras obrigatoriedades.
Vale lembrar que, em geral, alguns municípios e o próprio governo têm dito que o toque de recolher terá fim no mesmo dia em que este decreto se encerra. Portanto, novas alterações poderão ser feitas depois.
Sem definição - O decreto de Dourados, município a 233 quilômetros da Capital, vigora até o dia 26 deste mês. Até essa data, segundo a prefeitura, não haverá mudança e o toque de recolher continua das 23h às 5h.
(*) Colaborou Helio de Freitas, de Dourados.