ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Paciente com problema no SUS ou em plano de saúde pode acionar Justiça por app

Não será necessário entrar com ação, porque ordem agora é conciliar antes de judicializar

Por Cassia Modena | 08/04/2025 08:19
Paciente com problema no SUS ou em plano de saúde pode acionar Justiça por app
Relatos podem ser feitos no aplicatovo do Tribunal de Justiça de MS (Foto: Divulgação/TJMS)

Até esta sexta-feira (11), plataforma e aplicativo do TJMS (Tribunal da Justiça de Mato Grosso do Sul) vão receber relatos sobre demandas não atendidas por planos de saúde e pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançou uma plataforma e aplicativo para receber relatos de demandas não atendidas por planos de saúde e pelo SUS. A iniciativa, que faz parte da 1ª Semana Nacional da Saúde, visa facilitar acordos entre as partes, evitando ações judiciais. Pacientes, advogados ou defensores públicos podem registrar casos de cirurgias, consultas e medicamentos não atendidos. O processo é totalmente online, sem necessidade de validação presencial. O projeto envolve o Governo do Estado, prefeituras e empresas de saúde. Em 2023, o TJMS registrou 6.500 ações judiciais na área da saúde, número que subiu para 7.659 em 2024.

Elas podem estar relacionadas a cirurgias, consultas, vagas em hospital e medicamentos, por exemplo. Tudo será on-line, inclusive os encaminhamentos necessários para que a pessoa resolva o problema em uma audiência de conciliação.

Os pacientes de Mato Grosso do Sul, seus advogados ou defensores públicos precisam acessar e descrever os casos aqui (planos de saúde) ou aqui (SUS). Outra opção é baixar o aplicativo TJMS Mobile, clicar em "Serviços" e buscar a demanda desejada.

A iniciativa é do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e tem o objetivo de fazer acordos entre as partes, evitando que a Justiça seja acionada pelos pacientes.

Paciente com problema no SUS ou em plano de saúde pode acionar Justiça por app
Movimento na UPA Coronel Antonino, em Campo Grande, em dia que faltou espaço para medicar pacientes (Foto: Osmar Veiga/Arquivo)

A plataforma e o aplicativo foram desenvolvidos pelo Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) Saúde do TJMS.

“O cidadão nem precisa sair de casa. Então é simples, é fácil de acessar e a linguagem é para ser entendida por todo mundo. A pessoa vai e diz exatamente o que precisa para que nós possamos ajudá-la”, destaca o juiz e coordenador do Cejusc Saúde, José Henrique Kaster Franco.

Acordos - Além do TJMS, estão envolvidos nas conciliações e acordos o Governo de Mato Grosso do Sul e prefeituras de 50 municípios, que respondem pelo SUS, e as empresas privadas da área da saúde responsáveis pelos planos.

As plataformas começaram a receber relatos ontem (7), quando começou a 1ª Semana Nacional da Saúde.

Os relatos serão analisados em até três dias. Quando a empresa ou o ente público quiser tentar uma solução, audiência de conciliação poderá ser agendada em menos de 30 dias. É essa a expectativa do Poder Judiciário.

Pessoas que têm pedidos não atendidos em outros estados podem verificar junto aos respectivos Tribunais Estaduais de Justiça em qual plataforma podem relatar os casos.

Orientação - O TJMS orienta que as demandas que não aparecerem entre as opções pré-preenchidas nas abas da plataforma podem ser escritas no campo "Relato dos fatos".

Em caso de dúvidas, os canais para buscar atendimento são (67) 98177-0180 (WhatsApp), (67) 3317-3981 (ligação) ou o e-mail cejusc.saude@tjms.br.

Judicializações - Em 2023, o TJMS registrou 6.500 ações judiciais na área da saúde. Em 2024, esse número subiu para 7.659. Até fevereiro de 2025, já eram 810 as novas ações.

Evento que o Tribunal promoveu este ano debateu que muitas delas são resultado de prescrições médicas não alinhadas aos serviços do SUS.

Matéria editada às 12h12 para acréscimo de informações.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias