Pacientes graves com covid-19 ficam, em média, 19 dias na UTI em MS
Hoje, três contaminados estão em leitos de hospitais públicos e seis em casas de saúde privadas
O secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, revelou que os pacientes graves com covid-19 em Mato Grosso do Sul ficam, em média, 19 dias na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
Segundo boletim atualizado na manhã desta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, 9 pessoas estão internadas neste tipo de leito atualmente, dos quais 3 em hospitais públicos e 6 em casas de saúde privadas.
“Em Mato Grosso do Sul já tivemos 17 pacientes em UTIs. Sete deles saíram, tiveram alta”, disse Resende. Segundo ele, pacientes graves com novo coronavírus ficam de 14 a 21 dias em leitos intensivos.
Segundo a SES, o Estado conta com 555 leitos de UTI ativos - dos quais 343 são públicos e 212 privados. A secretaria aponta mais 110 unidades em vias de implantação e habilitação.
Ainda de acordo com a pasta, a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado estava em 64,4% no último dia 16, ou seja, quase dois a cada três leitos em uso.
Isolamento - Geraldo Resende voltou a reforçar a recomendação de isolamento social. Segundo gráfico ilustrado durante a transmissão ao vivo de hoje, a última atualização da taxa indicou só 46,2% da população em casa.
“Queremos ter a compreensão de que a adesão ao isolamento social está muito relacionado ao número de casos. Ficar em casa ainda é o melhor remédio, a melhor vacina para o enfrentamento da covid-19. Infelizmente estamos vendo afrouxamento e tenho absoluta certeza que vamos pagar caro nos próximos 20, 30 dias”, projetou o titular da SES.
Casos - Último boletim divulgado dá conta de 173 pessoas contaminadas pela covid-19 no Estado. Seis pessoas já morreram em decorrência da doença.