ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Pelo 3º ano, Miguel e Helena lideram “top 10” dos nomes mais escolhidos em MS

Em menos de 24 horas, Santa Casa de Campo Grande trouxe dois "Miguéis" ao mundo

Anahi Zurutuza e Gabrielle Tavares | 20/12/2022 18:27
Jasmym Prates da Silva, de 17 anos, seguiu a tendência e desistiu de batizar filho como Enzo Gabriel. Miguel nasceu nesta segunda-feira. (Foto: Paulo Francis)
Jasmym Prates da Silva, de 17 anos, seguiu a tendência e desistiu de batizar filho como Enzo Gabriel. Miguel nasceu nesta segunda-feira. (Foto: Paulo Francis)

Seguindo a tendência nacional, Miguel foi o nome mais registrado nos cartórios de Mato Grosso do Sul. Foram 462 certidões de nascimento emitidas com o nome. Para as meninas, Helena liderou o ranking com 411 registros no Estado. A dupla de nomes também foi a mais escolhida para bebês do sexo masculino e feminino em Campo Grande.

Miguel e Helena, que desbancaram Enzo e Maria Eduarda em 2020, continuam na liderança pelo terceiro ano consecutivo. Não é à toa que a estudante Jasmym Prates da Silva, de 17 anos, seguiu a tendência e desistiu de batizar como Enzo Gabriel o filho que veio ao mundo nesta segunda-feira (19). “Pesquisei na internet e achei Miguel mais bonitinho”, afirma a jovem.

Jasmym conta que Miguel não foi planejado e que será mãe solo, mas que não pôde segurar a emoção quando teve seu primeiro bebê nos braços. “Fiquei tão alegre, comecei a chorar”.

A tia da estudante contou que, apesar da surpresa, Miguel será muito bem-vindo na família. “Estou muito emocionada em ter mais um na família”, afirma Ângela Prates Rodrigues, 44 anos.

Miguel, filho de Patrícia, que escolheu nome de arcanjo para o meninão. (Foto: Paulo Francis)
Miguel, filho de Patrícia, que escolheu nome de arcanjo para o meninão. (Foto: Paulo Francis)

Dos 41 bebês internados na maternidade da Santa Casa de Campo Grande nesta terça-feira (20), pelo menos dois, nascidos com menos de 24 horas de intervalo, chamam-se Miguel.

A trabalhadora autônoma Patrícia Duarte Oliveira, de 30 anos, também decidiu que o sexto filho se chamaria Miguel. Nascido com 49,5 cm e 3.875 kg, o meninão terá “nome forte”, segundo a mãe. “Bíblico né? Um arcanjo”.

Top 10 - Nos 353 dias que se passaram em 2022, 412 bebês foram batizados como Gael e, neste mesmo período, nasceram 375 “Alices” em Mato Grosso do Sul. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (20), pela Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), que representa os cartórios de registro civil do País.

Miguel e Helena também ficaram no topo do ranking de nomes mais escolhidos no Estado, em 2021 e 2020. Nos dois anos anteriores, Enzo e Maria Eduarda eram os preferidos.

Arte: Lennon Almeida
Arte: Lennon Almeida

No Brasil – A preferência dos brasileiros não mudou para os nomes masculinos: Miguel, com 26.941 mil registros, permanece sendo o nome mais escolhido no País. Já para as meninas, pais passaram a preferir Maria Alice, o nome da primogênita da digital influencer com 41,4 milhões de seguidores, Virgínia Fonseca, casada com o cantor Zé Felipe. Neste ano, 24.019 garotinhas foram registradas como Maria Alice no Brasil, e 333 delas são sul-mato-grossenses.

Maria Alice, filha de Virginia e Zé Felipe. (Foto: Instagram/Reprodução)
Maria Alice, filha de Virginia e Zé Felipe. (Foto: Instagram/Reprodução)

Aliás, para a Arpen-Brasil, a lista dos nomes preferidos é sim influenciada pelos nomes de batismo dos bebês “famosos”. Gael, por exemplo, é o nome do filho da também influencer Zoo e do youtuber Christian Figueiredo. “São os nomes que mais cresceram no último ano”, informou a entidade à Agência Brasil.

Maria Alice desbancou Helena da liderança de nomes femininos, enquanto o Gael assumiu a vice-liderança nacional, deslocando Arthur para a terceira posição.

Outra análise feita pela associação é que tem aumentado a preferência dos brasileiros por nomes simples e bíblicos como Ravi, Noah, Theo, Liz, Eloá e Isaac. “Embora ainda não estejam na lista dos 10 mais, crescem ano a ano no ranking nacional dos 50 nomes mais registrados”, destacou a Arpen-Brasil.

No Brasil, os dez nomes masculinos mais frequentes foram: Miguel, Gael, Arthur, Heitor, Theo, Davi, Samuel, Bernardo, Gabriel e Ravi. Entre as meninas estão Maria Alice, Helena, Alice, Laura, Maria Cecília, Cecília, Maitê, Maria Clara, Heloísa e Valentina.

Na semana passada, o site BabyCenter já havia divulgado os nomes mais escolhidos em 2022, com Miguel e Helena na liderança. O ranking representa os nomes mais cadastrados na plataforma digital.

Os dados da Arpen estão no link.

Nos siga no Google Notícias