ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Pesquisa sobre descarte de lixo em cidades de MS é prorrogada

Vinte cidades ainda não responderam questionário online da Agems e terão até fim do mês para participar

Ana Oshiro | 10/02/2022 14:27
Levantamento quer saber, por exemplo, se município possui aterro sanitário (Foto: Divulgação)
Levantamento quer saber, por exemplo, se município possui aterro sanitário (Foto: Divulgação)

A Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), prorrogou o prazo para que as prefeituras dos municípios de MS participem da pesquisa online sobre o gerenciamento dos serviços de limpeza urbana e a disposição final dos resíduos sólidos.

20 cidades ainda não responderam o questionário online e terão até fim do mês, dia 28 de fevereiro, para responder a pesquisa, que teve início dia 16 de dezembro do ano passado. Para participar da pesquisa, as prefeituras devem acessar o link disponível clicando aqui.

O objetivo do levantamento é conhecer o perfil de cada município a respeito do gerenciamento dos serviços de limpeza urbana e a disposição final dos resíduos sólidos, como por exemplo, se a coleta é realizada constantemente, se há empresa especializada no serviço, se o município possui um aterro sanitário (próprio ou particular), entre outras exigências.

A pesquisa é em formato de questionário composto com perguntas relacionadas a gestão dos resíduos, como por exemplo, se existe algum tipo de cobrança de taxa para prestação de serviço de gerenciamento ou se o município dispõe de legislação específica para essa administração dos resíduos.

Para a diretora de saneamento, Iara Marchioretto, a Agência Reguladora está trabalhando em várias vertentes e em parceria com os órgãos responsáveis para buscar os melhores resultados   e tecnologias para os municípios, respeitando sempre as suas características locais.

“Tivemos uma grande demanda nesse período e isso é muito bom. Queremos analisar os 78 municípios do Estado com foco em atualizar as informações para ter uma visão atual do serviço que é prestado nessas cidades, visando as boas práticas e resultados eficientes para a gestão dos resíduos sólidos”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias