ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Programa de prevenção às drogas será estendido aos adolescentes ainda este ano

Mais de oito mil alunos da rede municipal passaram pelo programa no primeiro semestre de 2023 em MS

Idaicy Solano | 18/08/2023 11:37
Formatura dos alunos que participaram do Proerd na escola Municipal Vanderlei Rosa (Foto: Idaicy Solano)
Formatura dos alunos que participaram do Proerd na escola Municipal Vanderlei Rosa (Foto: Idaicy Solano)

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), até então desenvolvido apenas para crianças em escolas municipais, deve chegar às escolas estaduais de Mato Grosso do Sul ainda este ano, segundo o tenente-coronel Artur Marques de Barcellos. Assim, os adolescentes também serão atendidos.

A declaração foi feita ao Campo Grande News durante a cerimônia de formatura dos alunos que participaram do programa no primeiro semestre de 2023, na Escola Municipal Vanderlei Rosa, no Bairro Parque dos Novos Estados, em Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (18).

O programa já trabalha com o público adolescente nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. No primeiro semestre do ano, Barcellos e uma equipe de militares acompanharam o lançamento do programa voltado para os jovens, no Rio Grande do Sul, já com a intenção de trazer o programa para Mato Grosso do Sul.

Ao centro da foto, batendo palmas, Major Hoffmann acompanhou cerimônia nesta sexta-feira (Foto: Idaicy Solano)
Ao centro da foto, batendo palmas, Major Hoffmann acompanhou cerimônia nesta sexta-feira (Foto: Idaicy Solano)

O tenente-coronel explica que a didática do programa muda completamente com o público jovem. Enquanto as crianças aprendem de forma lúdica, os adolescentes recebem uma abordagem mais séria, focada na realidade do que acontece no dia a dia.

Segundo a Polícia Militar, ainda este ano, dois instrutores vão trabalhar com alunos do ensino médio para testar a didática. "Nós vamos começar devagar porque o número de instrutores ainda é bastante reduzido", explica. Os instrutores precisam passar por um curso de formação antes de ir para as salas de aula.

Em Mato Grosso do Sul, no primeiro semestre de 2023, mais de oito mil alunos passaram pelo programa, sendo mais quatro mil crianças apenas em Campo Grande. A previsão é de levar os ensinos a pelo menos 10 mil crianças no segundo semestre do ano.

Retorno positivo - Na Escola Municipal Vanderlei Rosa, as aulas foram ministradas pelo cabo Cássio Henrique Félix Tessari. O militar diz que a aceitação, tanto dos alunos quanto dos pais, foi boa. "Os pais sempre agradecem a nós, que o filho desenvolveu disciplina e responsabilidade. A gente planta essa semente na cabeça deles, e eles repassam dentro de casa".

Durante a cerimônia de conclusão do programa, o militar foi recebido com aplausos dos alunos. O evento contou também com apresentações culturais dos estudantes.

Cabo Tessari ao lado dos alunos durante cerimônia de formatura do Proerd (Foto: Idaicy Solano)
Cabo Tessari ao lado dos alunos durante cerimônia de formatura do Proerd (Foto: Idaicy Solano)

Luta contra a violência e as drogas - O Proerd é um programa educacional brasileiro de prevenção e resistência contra álcool, drogas e violência, baseado em um programa educacional norte-americano.

Em Mato Grosso do Sul, o programa é coordenado pelo coronel Alexandre Rosa Ferreira e existe há 26 anos. As aulas acontecem em 12 encontros, com duração de um semestre, em escolas municipais, para alunos dos 5° e 7° anos.

O tenente-coronel Barcellos destaca que "o programa não se atém apenas às drogas e a violência. Eles trabalham aulas sobre cidadania, bases da amizade, rede de ajuda, violência doméstica, lições sobre trânsito, boa convivência e bullying".

As aulas são ministradas pelos próprios oficiais, que passaram por curso de formação. Os alunos recebem um livro didático, e, no final do semestre, desenvolvem uma redação. A melhor redação é lida durante a cerimônia de formatura e o aluno recebe uma medalha. Todos os alunos recebem certificado após a conclusão.

Alunos do 5° ano uniformizados, com a blusa do programa, cantando o Hino Nacional brasileiro durante cerimônia (Foto: Idaicy Solano)
Alunos do 5° ano uniformizados, com a blusa do programa, cantando o Hino Nacional brasileiro durante cerimônia (Foto: Idaicy Solano)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias